Educação de São Sebastião aplica simulado do SAEB para alunos da rede municipal

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião iniciou a aplicação do simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para mais de 3.300 alunos de 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As avaliações começaram na segunda (2) e seguem até quinta-feira (5), de acordo com a programação de cada unidade escolar.

O intuito é preparar os estudantes para a prova do SAEB 2023, dando a oportunidade de se familiarizar com o formato das provas e dos questionários que enfrentarão e assim reduzir a ansiedade dos estudantes, proporcionando-lhes confiança e preparo para o exame real.

O SAEB é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Seu objetivo é fornecer um diagnóstico abrangente da educação básica brasileira, além de identificar fatores que podem impactar o desempenho dos estudantes.

A avaliação é realizada a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, utilizando testes e questionários para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes. Além disso, considera informações contextuais que podem influenciar o desempenho acadêmico, oferecendo uma visão completa do sistema educacional.

Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, os resultados obtidos nesta avaliação são fundamentais, uma vez que servem como indicativos da qualidade do ensino no município. “Com base nesses dados, podemos desenvolver políticas educacionais embasadas em evidências, monitorar o progresso das escolas e buscar maneiras de aprimorar constantemente a qualidade da educação oferecida aos nossos alunos”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra estudantes realizando o simulado do SAEB. Fim da descrição.