Prefeitura de São Sebastião e Cemaden iniciam parceria para implementar em escolas projeto de prevenção de desastres

Representantes das secretarias da Educação (SEDUC) e Segurança Urbana (SEGUR) da Prefeitura de São Sebastião participaram, na quinta-feira (11), de uma reunião no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos. O objetivo foi conhecer e implementar o projeto ‘Cemaden Educação’ no município.

O projeto tem como proposta contribuir para a geração de uma cultura de percepção de riscos e prevenção de desastres nos estudantes, replicando para as famílias e comunidades os saberes de educação ambiental.

Com isso, a comunidade escolar participante se torna um Cemaden micro-local, recebendo sua metodologia e sendo um espaço com pesquisas, monitoramento e alertas de desastres em interação com o Cemaden e outras instituições do Sistema de Proteção e Defesa Civil. Além disso, estudantes e professores pesquisam e compartilham resultados obtidos, buscando compreender como os impactos das mudanças climáticas afetam suas vidas.

Após conhecer o projeto, a história e os trabalhos realizados no Centro de Monitoramento, os representantes do governo municipal visitaram ainda a sala de operações. Neste local, uma equipe multidisciplinar observa constantemente todo o território brasileiro, acompanhando a atuação de sistemas meteorológicos e a evolução das condições hidrológicas e geodinâmicas, assim como os possíveis impactos socioambientais relacionados a desastres naturais nos municípios monitorados.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, educar os estudantes a respeito dos riscos de um desastre é um dos passos para a prevenção. “Conscientizar nossos alunos fará total diferença na forma como as comunidades se comportarão se tiverem que enfrentar uma situação de desastre”.

O secretário de Segurança Urbana, Reinaldo Ragazzo Boarim, que foi acompanhado dos colaboradores da Defesa Civil, afirma que esta ação será importante para instruir a população. “Uma comunidade preparada e consciente de como proceder em um desastre facilitará o trabalho da Defesa Civil em situações de emergência”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da reunião no Cemaden realizada quinta-feira, em São José dos Campos, com presença de representantes das secretarias da Educação e Segurança Urbana. Fim da descrição.