Educação dá continuidade às ações do Programa Saúde na Escola durante ensino remoto

Cerca de 4.000 alunos participam das atividades

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado à Secretaria de Saúde (SESAU) do município, reorganizou as atividades da iniciativa para continuar os trabalhos durante o período de aulas remotas.

O grupo de Prevenção de Saúde Bucal se adaptou à nova realidade de ensino para atender cerca de 4.000 crianças da rede municipal. “Passamos a produzir vídeoaulas e a encaminhar os conteúdos aos alunos com a ajuda dos professores, além de promover algumas palestras online. O resultado tem sido muito positivo para todos os envolvidos”, disse a coordenadora da equipe de Odontologia, Patrícia Bitencourt.

Com linguagem simples e conteúdo aplicável ao dia a dia das famílias, os materiais priorizam temas como autoconhecimento e autocuidado, com foco em atividades sobre hábito de higiene e prevenção de doenças bucais. O objetivo é contribuir para a formação integral das crianças, viabilizando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento infantil.

Para Wanderly Barbosa, mãe do Pedro, 9 anos, aluno do 4º ano da EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no bairro Pontal da Cruz, é importante manter as orientações mesmo que virtualmente. “Nesse momento de isolamento social necessário, essa aproximação dos profissionais de saúde, nos traz, de modo simples, conhecimento e estimula o interesse das crianças pela saúde e ensino. Estão todos de parabéns”, expressou.