Prefeitura abre inscrições para formação sobre ‘Pedagogia de Emergência’ e ‘Pedagogia do Trauma’ em São Sebastião

A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas até o dia 29 de maio para a formação em “Introdução a Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma”.

Promovido em parceria com o grupo brasileiro da Pedagogia de Emergência e o apoio da ONG Visão Mundial, o curso visa capacitar educadores, professores, inspetores escolares, psicólogos e coordenadores que estejam ligados à SEDUC.

A formação tem como objetivo oferecer suporte teórico e metodológico por meio de aulas expositivas, atividades e oficinas introdutórias sobre os conceitos e práticas da Pedagogia de Emergência e da Pedagogia do Trauma. O foco está na criação de respostas de ajuda humanitária e no acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de eventos traumáticos, sejam eles naturais ou decorrentes de violência.

A formação será oferecida nas modalidades presencial e online, dividida em seis encontros online de 3 horas cada, três encontros presenciais de 8 horas e outros três encontros de tutoria e acompanhamento das práticas desenvolvidas, com duração de 4 horas para cada grupo formado.

Serão disponibilizadas 100 vagas para a formação. Na primeira chamada, as vagas serão destinadas prioritariamente a pessoas que atuam na esfera pública, vinculadas à Secretaria de Educação de São Sebastião.

Em uma segunda chamada, caso as 100 vagas não sejam preenchidas, serão abertas inscrições para profissionais de outras secretarias, como Assistência Social e Saúde, além de profissionais de Organizações da Sociedade Civil e/ou voluntários que tenham atuado no apoio às crianças e adolescentes vítimas da catástrofe ocorrida em fevereiro de 2023.

Mais informações estão disponíveis no link de inscrição: https://forms.gle/SHpihfwNDqqnHryX9.

Para dúvidas e/ou esclarecimentos, o e-mail de contato é o contato@pedagogiadeemergencia.org ou will@pedagogiadeemergencia.org com o assunto “Turma São Sebastião: + assunto”.

Serviço:

Introdução a Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma
Inscrições: até 29 de maio
Link: https://forms.gle/SHpihfwNDqqnHryX9.
Divulgação do resultado: 30 de maio
Efetivação da matrícula no curso: 31 de maio
Palestra inaugural: 1º de junho

#PraTodosVerem: arte nas cores azul e branco, com a chamada “Formação da Pedagogia de Emergência para profissionais da educação de São Sebastião” centralizada. Abaixo, a imagem de pessoas lado a lado, com um chão preto e amarelo. No cabeçalho, está escrito “Inscrições para o processo seletivo de 22 a 29 de maio”. Mais informações na descrição”. Rodapé com logos institucionais da Pedagogia da Emergência, ONG Visão Mundial, SEDUC e do Governo Municipal. Fim da descrição.