Prefeito de São Sebastião e autoridades visitam escolas em Juquehy para discutir construção de novas unidades pelo governo do Estado

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, juntamente com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto, e o secretário estadual da Gerência de Apoio do Litoral Norte, coronel André Porto, visitaram, nesta quarta-feira (5), a Escola Municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida e a Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, ambas em Juquehy.

A visita teve como objetivo vistoriar as escolas atingidas pelo evento de 19 de fevereiro e alinhar os planos para a construção de duas novas unidades de ensino financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

O arquiteto e proprietário da Pisossul Engenharia & Construção, João Eckert, também esteve presente. A empresa será a responsável pela construção das novas unidades escolares no bairro.

A Prefeitura de São Sebastião já publicou decreto para a desapropriação de dois terrenos em Juquehy para abrigar as novas escolas, que também foram visitados nesta quarta-feira. Os locais selecionados estão localizados lado a lado, nas ruas Benedito Carlos de Almeida, 444, e Claudio Izidoro do Espírito Santo, 468.

Um dos terrenos será destinado à construção de uma escola para atender crianças da creche e do ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). Já o outro terreno abrigará uma escola para estudantes do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano). Essa divisão permitirá uma melhor organização e adequação dos espaços de ensino, proporcionando uma experiência educacional mais eficiente e completa para os alunos.

Interdição de escola

A Escola Municipal Professora Nair Ribeiro de Almeida, localizada em uma área próxima à encosta, foi interditada pela Defesa Civil após a realização de uma vistoria técnica que constatou risco à segurança dos estudantes e funcionários da escola.

O laudo apontou que a interdição foi causada pelos elevados índices pluviométricos que levaram ao escorregamento da encosta próxima à escola, que também atingiu a Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira.

A Secretaria da Educação (SEDUC), imediatamente providenciou um novo local para atendimento dos estudantes. Os alunos atualmente participam das aulas presencialmente em dois prédios alugados pela Prefeitura, seguindo um regime de escalonamento. Já os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que são em número menor, seguem estudando totalmente presencial.

Com a chegada do período de estiagem, o governo municipal foi autorizado pelos técnicos da Defesa Civil a realizar a limpeza da EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, retirando os resíduos deixados pelas fortes chuvas na unidade escolar. Durante este período também estão sendo realizados novos estudos para entender os reais impactos e disponibilizar um laudo atualizado da situação da escola.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da visita do Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e demais autoridades na EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida. Fim da descrição.