Parceria entre Prefeitura e Ministério Público conscientiza milhares de alunos em São Sebastião

Notícias Projetos e Programas Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em uma parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), através da Plan Internacional Brasil, realiza até a próxima sexta-feira (27), em dez escolas da rede municipal, uma programação de encontros do Projeto Papo Reto: Jovens Contra a Violência.

A iniciativa atende alunos de 9° ano, e o projeto tem como objetivo o enfrentamento da violência sexual contra meninos e meninas focados nos 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, por meio de um diálogo aberto com os adolescentes.

Desta forma, São Sebastião foi o primeiro município do Litoral Norte a receber a iniciativa em uma parceria com a SEDUC. Tema mais que atual, o Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças, Adolescentes e Jovens, está sendo amplamente discutido, e alcançará cerca de 1.200 jovens, com o propósito de esclarecer e gerar reflexões sobre a diferença de abuso e exploração sexual, orientando, inclusive, onde e como denunciar ambos os casos.

A coordenadora de projetos na Plan Internacional Brasil, Ana Nery Lima, lembra que é importante à existência desses diálogos para que os adolescentes tenham informações e possam se empoderar caso presenciem ou sofram algum tipo de violência.

“O apoio das escolas nesse sentido é fundamental, visto que esse é um espaço seguro onde eles podem se sentir acolhidos”, ressalta a coordenadora de projetos da ONG.

A secretária da Educação, Marta Braz, destaca a parceria com o MPSP é um avanço nas políticas públicas de combate ao abuso e violência sexual no município.

“É de extrema importância promover políticas públicas em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo. Se tratando de um tema tão complexo, nada melhor que um bate-papo para conscientizar e sanar as dúvidas dos nossos alunos, e vale destacar, sempre em parceria com os grêmios estudantis, que servem como multiplicadores dessas informações”, salientou a gestora.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos dos bate-papos sobre Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças, Adolescentes e Jovens, com os alunos dos 9º anos da Escola Municipal Prof.º Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, Região Central do município, como parte do Projeto Papo Reto: Jovens Contra Violência. Fim da descrição.