Projeto Aluno na Escola

1. TEMA

LUGAR DE ALUNO É NA ESCOLA

2. JUSTIFICATIVA

A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes aspectos pedagógicos como formas de avaliação, desempenho cognitivo e reprovação. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso agir em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno com quantidade excessiva de ausências, e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima. Além disso, em parceria com as famílias e Conselho Tutelar, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode inclusive responder “processos por abandono intelectual” quando seus filhos evadem dos bancos escolares.

3. OBJETIVO GERAL

Conscientizar os professores, famílias e estudantes sobre a importância da assiduidade, enfatizando o comprometimento do aluno com sua aprendizagem e acompanhar a frequência dos alunos como ação preventiva, orientando sobre a importância da assiduidade e possibilitando a compensação das faltas em período contrário ao das aulas.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reduzir o índice de evasão escolar;

• Aumentar a assiduidade dos alunos as aulas e demais eventos escolares.

4. ESTRATÉGIAS

• Levantamento semanal do número de alunos;

• Contato e visita familiar para verificar os motivos das ausências;

• Compensação de ausências por meio de trabalhos, atividades escolares em contra turno e outros.

• Levantamento semestral do fluxo escolar.

• Relatório sobre a situação solicitando apoio junto ao Conselho Tutelar.

5. PARCERIAS

• Conselho Tutelar;

• PSF.

6. PÚBLICO ALVO

Todos os alunos da Rede Municipal de São Sebastião.

7. RECURSOS UTILIZADOS

Recursos humanos e materiais necessários para a execução do Projeto.

8. RECURSOS HUMANOS

Equipe Pedagógica da Escola;

Equipe Administrativa da Escola;

Conselho Tutelar.

9. RECURSOS MATERIAIS

Planilhas de monitoramento.

10. AVALIAÇÃO

O combate à evasão escolar deve ser um compromisso não só dos educadores, mas de toda a sociedade, criando oportunidades capazes de minimizar as dificuldades enfrentadas pelo alunado e suas famílias quanto ao acesso, permanência e seguimento nos estudos nos anos seguintes. A avaliação será realizada a partir do alcance ou não dos objetivos deste projeto, sob o olhar da equipe técnica, docentes, alunos e familiares, no uso do discurso verbal bem como de dados quantitativos sobre frequência e permanência do aluno na escola, de modo interdisciplinar, baseada na gestão democrática onde haverá a participação de todos que fazem parte do contexto escolar.

#aluno #estudantes    #conhecimento  #educa #capacitacao  #educacao  #escola  #capacita