Jornada Pedagógica de São Sebastião é sucesso de público em edição no formato virtual

Um dos principais eventos acadêmicos da rede municipal de ensino de São Sebastião iniciou nesta quinta-feira (22). A 6ª Jornada Pedagógica, organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e realizada de forma virtual, atingiu a média de 3.000 visualizações ao longo das quase oito horas de programação, transmitida via canal oficial da Educação no YouTube.

No primeiro dia do encontro, os participantes puderam conferir diferentes palestras e momentos formativos, destacando assuntos como ensino remoto, psicomotricidade na escola, formação de leitores, práticas pedagógicas, entre outros conteúdos norteados pelo tema do encontro: “Professor Pesquisador: a ciência aplicada em sala de aula”, abordados por autores e pesquisadores, convidados e docentes da rede.

Em sua palestra “Vozes Ancestrais: como trabalhar a temática indígena em sala de aula”, o escritor indígena Daniel Munduruku, destacou a importância de fortalecer a relação entre educadores e alunos. “O professor tem que estar sempre atento para saber que seu papel é fundamentalmente tornar-se um rio de águas correntes, pronto para receber os pensamentos das crianças e jovens, e assim como uma canoa, conduzi-los para o bom caminho”, destacou.

Já nesta sexta-feira (23), segundo e último dia da Jornada, serão discutidos assuntos como alfabetização, inclusão na educação, metodologias ativas, entre outros tópicos. A programação começa às 11h com a palestra “Por uma escola expandida”, ministrada pela Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet/MG.

A participação é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia. Para acompanhar o evento, basta acessar o canal da SEDUC no YouTube (https://www.youtube.com/secretariadaeducacaodesaosebastiao).

Confira a programação completa:

Sexta-feira (23)

11h – “Por uma escola expandida”
Palestrante: Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro

12h – “Da prosa à poesia: a construção de sentido pelo viés estilístico”
Palestrante: Profa. Me. Larissa Maria Reis Barbosa

14h – “A inclusão na educação remota: corresponsabilidades”
Palestrante: Profa. Me. Jane Patrícia Haddad

15h – “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”
Palestrante: Profa. Dra. Magda Soares

16h – “O professor, os desafios, as Ciências e a Matemática na sala de aula”
Palestrante: Prof. Dr. Evonir Albrecht