Escolas de São Sebastião celebram Consciência Negra com atividades em reflexão ao tema

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promove, ao longo deste mês, um conjunto de ações dedicadas ao universo da história e cultura afro-brasileira, realizadas nas escolas e creches municipais, atentando para a relevância do tema e sua inserção no currículo escolar.

Apresentações culturais, exposições de trabalhos, bate-papos, jogos e brincadeiras, oficinas de turbantes, bonecas abayomi e máscaras africanas, foram algumas das atividades desenvolvidas, objetivando ampliar o conhecimento dos alunos sobre a riqueza cultural dos povos africanos e sua contribuição para a formação do povo brasileiro, assim como refletir a respeito do racismo no ambiente escolar e em outros espaços da sociedade.

O tema também foi colocado em pauta a partir de formações voltadas para professores, equipes técnicas e gestores escolares, realizadas pelo Programa de Enriquecimento Curricular – “História e Cultura de São Sebastião nas Escolas”, responsável por subsidiar e orientar as ações educacionais em atendimento à Lei Federal 11.645/08, que trata do estudo da ‘história e cultura afro-brasileira e indígena’ na educação básica.

São Sebastião Preta

A Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria da Comunidade Negra Iadalin, realiza o evento “São Sebastião Preta”, com programação especial na Tenda do Complexo Turístico da Rua da Praia e ações descentralizadas em diferentes pontos da cidade, de 19 a 27 de novembro. O calendário da Semana está disponível no site https://fundass.com.br/.

Do dia 19 a 21, a programação acontece na Rua da Praia, das 17h às 23h, com musicais, exposições, artesanato e opções gastronômicas, contando com a participação de 40 artistas locais.

Feriado municipal da Consciência Negra

Considerando a Lei Federal nº 12.519/2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, no ano de 2017 o prefeito Felipe Augusto sancionou a lei nº 2.514/17 aprovada na Câmara Municipal, que tornou o dia 20 de novembro feriado municipal da Consciência Negra em São Sebastião. A data é celebrada anualmente com atividades voltadas ao tema, a fim de valorizar a cultura afro-brasileira e promover políticas públicas antirracistas.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)