Escolas da rede municipal de São Sebastião promovem atividades de combate ao bullying

As escolas e creches da rede municipal de São Sebastião promoveram, na semana de 6 a 10 de dezembro, diversas atividades de conscientização pelo combate ao bullying. No sábado (11), a culminância ao assunto chegou às mídias sociais, com a publicação dos projetos realizados pelas unidades de ensino.

Cada unidade contou com uma programação especial, com o intuito de criar uma reflexão entre crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores, estimulando a empatia e o respeito às diferenças, incentivando uma convivência cidadã dentro e fora do ambiente escolar.

Para discutir a questão em sala de aula, foram promovidas palestras, bate-papos, leitura de livros, dinâmicas, confecção de cartazes, painéis, exibição de vídeos, entre outras iniciativas, promovidas ao longo de todo o ano, com o objetivo de tratar de competências socioemocionais como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), destaca que, nas situações de conflitos entre alunos e com professores, as equipes gestoras seguem um protocolo que envolve o estudo e encaminhamento de casos de bullying aos serviços de referência na rede pública, para apoio técnico e psicológico visando auxiliar vítimas e agressores e seus familiares.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)