Escola de São Sebastião recebe peça “Gandhi, um líder servidor” com interpretação de João Signorelli

A Escola de Camburi, da rede municipal de São Sebastião, recebeu, nesta segunda-feira (18), o ator João Signorelli, para uma apresentação especial do monólogo “Gandhi, um líder servidor”, interpretado há mais de 15 anos pelo artista, disseminando a cultura de paz e refletindo sobre os princípios das relações humanas, como solidariedade, cooperativismo e amor.

Na ocasião, além de professores e funcionários da escola, o espetáculo reuniu profissionais da EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha” e da Creche de Camburi, membros da Associação de Surf de Camburi (Ascam), líderes comunitários e, ainda, equipe gestora do Instituto Verdescola, de Barra do Sahy.

A peça teatral é baseada nos discursos de Mahatma Gandhi em prol da independência do povo indiano, que falam sobre liderança, conduta e princípios ético-filosóficos nas relações humanas. No formato de uma palestra, o líder propõe que os povos abandonem os pensamentos desequilibrados, os preconceitos e os sentimentos sombrios.

Em linguagem simples e direta, ele conta histórias de sua vida pessoal, de sua relação com sua mulher e ao final fala sobre sua trajetória como líder, sobre a importância da conduta única e invoca a fé. O espetáculo já foi levado a presídios, praças públicas, centros de recuperação de menores infratores, empresas e teatros de vários estados do país.

Segundo o diretor da EM de Camburi, Marcelo Silva, o artista João Signorelli recebeu o convite para se apresentar na escola por meio da colega Ana Elisa de Moraes Barros, que é parceira da unidade de ensino em diversas ações. “Nos últimos meses, a comunidade nos ajudou muito com a recuperação de diversas áreas do nosso prédio, outros parceiros ofereceram apoio na realização de atividades como no caso da peça que realizamos hoje. É a união de todos em prol da educação”, comentou o gestor escolar.

“Para mim como ator e cidadão falar de Gandhi para educadores e funcionários de escola é muito importante, principalmente nesse momento que o Brasil está vivendo. Quero agradecer demais a oportunidade de levar ‘Gandhi, um líder servidor’ para a escola municipal em Camburi e parabenizar a Secretaria de Educação, a Ana Elisa e a todos envolvidos no projeto. Saio daqui hoje com muita alegria, voltando pra casa com a sensação de dever cumprido e que a participação de Gandhi é fundamental e preciosa para nós nos melhorarmos como pessoas”, disse João Signorelli. Ainda de acordo com o professor Marcelo, o espetáculo vai ao encontro com os temas voluntariado e filantropia, que serão abordados pela escola durante a próxima edição da Expotec – Exposição Tecnológica, Educacional e Cultural, promovida pela Secretaria da Educação (SEDUC) e que, neste ano, será realizada nas unidades escolares entre os dias 26 e 27 de novembro.