Educação Inclusiva na Primeira Infância é tema de encontro entre profissionais da rede municipal de São Sebastião

Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu, nesta segunda-feira (18), um encontro formativo virtual para a reflexão do tema “Educação Inclusiva na Primeira Infância”, destinado aos profissionais da rede municipal de ensino e organizado pelo Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância.    

O evento, que marcou a retomada das formações do programa, foi mediado por especialistas da equipe gestora da Educação Especial da SEDUC e abordou, principalmente, aspectos importantes para o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos, com destaque para as habilidades cognitivas e das características socioemocionais dos alunos.

Na oportunidade, professores, gestores escolares, monitores e auxiliares de desenvolvimento infantil de creches municipais, assim como supervisores e coordenadores da Educação, puderam refletir sobre os sobre os desafios e a garantia do direito fundamental de todos à educação.

Segundo a articuladora do Programa, Priscila Magalhães, a temática foi escolhida pelos próprios profissionais da rede. “Realizamos uma pesquisa prévia para saber quais assuntos mais interessavam nossos educadores, assim iniciamos um novo ciclo de formação com a Educação Inclusiva”, explicou.

“O objetivo é fomentar e trabalhar continuamente na construção de políticas públicas que assegurem a inclusão das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e outras situações que requerem atenção especializada”, concluiu Priscila. O conteúdo da formação está disponível ao público no canal da Educação no YouTube da SEDUC (www.youtube.com/secretariadaeducacaodesaosebastiao).     

São Sebastião pela Primeira Infância

A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história. O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, ao desenvolver diversos projetos, ações e serviços nas redes de saúde, educação e assistência social, em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância no município.