Escola de Educação Infantil de São Sebastião põe em prática pedagogia participativa com reorganização de ambiente

A Escola Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, do Sertão de Cambury, realizou recentemente uma transformação no ambiente com o objetivo de favorecer as práticas participativas, que vêm sendo implantadas na rede municipal pela Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião.

O intuito foi organizar as salas para se tornarem mais desafiadoras e investigativas, de forma que as crianças consigam explorar e construir hipóteses acerca do processo de construção de conhecimentos. Para a pedagogia participativa o ambiente é de extrema importância para as relações e a produção de culturas infantis entre as crianças.

“Como escola piloto, buscamos nos inspirar na abordagem Reggio Emilia, mas dentro da nossa realidade. Neste sentido, a reorganização dos espaços foi uma de nossas ações. Um ambiente rico em materiais e objetos, organizado e pensado esteticamente para as crianças, onde podem estimular a curiosidade, criatividade e concentração, além de dar-lhes uma sensação de bem-estar e segurança”, explica a coordenadora da unidade escolar, Paula Santana.

Para a educadora Jana Fragata, esta iniciativa visa colocar em prática a proposta da SEDUC. “Romper com o modelo de mesa, carteira e lousa faz com que o espaço comunique a ideia de que as aprendizagens possam acontecer através da experiência e que seja garantido os direitos de aprendizagens: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Essa organização favorece o trabalho em pequenos grupos e a ideia do espaço como terceiro educador no sentido de entreter e oferecer possibilidades de aprendizagens às crianças. E nesse sentido é interessante perceber o que os espaços e as paredes das escolas nos comunicam, pois eles dizem muito sobre as concepções de infância ali presentes.”

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra nova organização da EMEI Cavalinho de Pau, do Sertão de Cambury. Fim da descrição.