Em parceria com a Sabesp, Prefeitura de São Sebastião inicia ações do Programa de Uso Racional da Água nas escolas municipais

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Sabesp, iniciou nesta semana a implantação das ações do Programa de Uso Racional da Água (PURA), em unidades escolares da rede municipal de ensino, para reduzir e melhorar o consumo de água nesses imóveis.

Neste momento, os técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) trabalham em conjunto com as equipes de manutenção da Prefeitura, na detecção e correção de vazamentos internos, caso sejam identificados, além de outras intervenções físicas necessárias, para evitar o desperdício de água e garantir o correto funcionamento da rede hidráulica de creches e escolas.

O principal benefício com a iniciativa é o uso racional da água, através de ações tecnológicas, medidas de conscientização e de sensibilização, incentivando a mudança cultural da população para o controle de consumo e redução de desperdício. Em contrapartida, a Sabesp concede um benefício tarifário com desconto de 25% nas contas de consumo. O PURA prevê ainda a promoção de palestras e treinamentos de conscientização voltadas para gestores, funcionários e professores.

PURA

O Programa de Uso Racional da Água (PURA) foi criado pela Sabesp em 1996 e é direcionado às entidades públicas da administração direta (Secretarias de Estado, prefeituras e unidades do Governo Federal), mas também possui clientes privados, como comércio e indústria.

Neste último caso, apesar de não haver desconto na tarifa, o benefício está ligado diretamente à redução do consumo que, consequentemente, gera economia na conta de água e, em alguns casos, na energia. Vale destacar que, em ambos os casos, o maior retorno é a preservação ambiental.

O contrato firmado entre Prefeitura de São Sebastião e Sabesp contempla 230 ligações prediais.