Estudantes da rede municipal participam de aula especial em comemoração ao Dia Nacional da Libras

Os alunos da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, localizada no Pontal da Cruz, região central de São Sebastião, participaram, na última segunda-feira (26), de uma aula especial sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em comemoração ao Dia Nacional da Libras, celebrado anualmente em 24 de abril.

Acompanhados das professoras Adriana Queiroz e Adriana Cordeiro, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de aprender as principais saudações e letras do alfabeto da linguagem de sinais usada pelos surdos brasileiros utilizando gestos e sinais em substituição à língua oral, mediados pela intérprete de Libras Juliana Santos.

“A ocasião permitiu que os estudantes tirassem dúvidas sobre a educação de surdos e discutissem o assunto de forma construtiva. Foram momentos enriquecedores que com certeza se repetirão outras vezes na nossa escola”, comentou Adriana Queiroz.

Comemoração – O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril porque foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.