Educação de São Sebastião reabre escolas para 16 mil estudantes e dá início à reconstrução do município

Nesta semana, os cerca de 16 mil alunos da rede pública municipal voltaram às salas de aula em São Sebastião, abrindo um importante período de reconstrução da cidade que foi assolada pelo maior temporal já registrado no Brasil.

O ano letivo precisou ser interrompido no último dia 19 de fevereiro, quando 64 vidas foram perdidas, entre elas, 23 crianças. O retorno dos estudantes ocorreu na segunda-feira (6), após a conclusão do processo de hospedagem das vítimas desabrigadas para hotéis e pousadas conveniadas com o Governo Estadual.

São mais de 1.080 pessoas acolhidas, sendo 838 adultos e 91 crianças acomodados em quartos seguros e contando com três refeições ao dia.

Para Sueli Brazi, mãe dos estudantes Eduardo e Rafael Brazi, o retorno às atividades escolares foi muito bem-vindo para ela e os filhos. “Estou feliz com a volta às aulas porque é muito importante pra eles também. Eles sentiram muita falta”, disse.

A secretária da Educação, Marta Braz, explica porque retomar as atividades escolares é tão significativo neste momento. “É muito importante que nós tenhamos nossas unidades escolares abertas com os nossos alunos voltando à rotina educacional, pois isso vai favorecer a sua saúde mental e emocional, também garantindo o direito à educação”, disse.

Reconstrução

Das 68 unidades escolares do município, três tiveram suas estruturas mais afetadas, impedindo que as atividades presenciais ocorressem nesse primeiro momento. Na EM Nair Ribeiro de Almeida, em Juquehy, as aulas seguem remotamente com o uso de cadernos de atividades preparados pela SEDUC, livros didáticos e roteiros de estudos que estão sendo entregues aos estudantes.

Os alunos da EMEI Sonho de Criança, que funciona no prédio do Instituto Verdescola, em Barra do Sahy, estão sendo acolhidos na EM Henrique Tavares de Jesus, no mesmo bairro. Em Maresias, as crianças atendidas pela creche local serão transferidas para um novo espaço providenciado pela SEDUC.

Transporte escolar

Foi realizado um mapeamento em conjunto com as escolas para entender a necessidade de mudanças nas rotas do transporte escolar e assim garantir que os estudantes afetados que precisaram se mudar cheguem às suas respectivas unidades de ensino, já sendo aplicados os novos percursos desde a última segunda-feira.

200 dias letivos

Os 200 dias letivos obrigatórios previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estão garantidos com a reorganização do calendário escolar do município feita pela SEDUC, que utilizou uma semana do recesso de julho no período de 27 de fevereiro a 3 de março, encurtando o recesso do meio do ano.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos da rede ensino municipal de São Sebastião na escola para a volta às aulas. Fim da descrição.