Educação de São Sebastião promove formação sobre abordagem Reggio Emilia para coordenadores da Educação Infantil

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu uma formação com o tema “Conexões entre a Abordagem Reggio Emilia e os Campos de Experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)” para coordenadores da Educação Infantil do município, na última quinta-feira (20).

Reunidos no auditório da SEDUC, os profissionais tiveram acesso a exemplos de documentação pedagógica produzida na rede municipal, panorama geral de pesquisa acadêmica referente à temática, aspectos da Abordagem Participativa e conexões com os Campos de Experiência. Além disso, houve também um debate geral sobre os procedimentos de implementação das práticas pedagógicas.

“A participação dos coordenadores de Educação Infantil foi bastante significativa, eles trouxeram demandas particulares de suas respectivas unidades e um debate enriquecedor foi desenvolvido”, relatou o coordenador pedagógico, Renato Fanti, responsável por mediar o encontro.

Reggio Emília

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade italiana apontada como referência de atuação na Educação Infantil, a Secretaria da Educação de São Sebastião tem proposto a efetivação de pedagogias participativas, que enfatizam a importância da colaboração e do diálogo entre educadores, famílias e crianças, e valoriza a expressão artística, a criatividade, a autonomia e a autoconfiança.

As pedagogias participativas têm influenciado a educação em todo o mundo, apresentando exemplos inspiradores de como é possível criar ambientes mais acolhedores e democráticos, proporcionando aprendizagens significativas para as crianças.

#PraTodosVerem: coordenadores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de São Sebastião em auditório da Secretaria da Educação durante formação pedagógica. Fim da descrição.