Prefeitura de São Sebastião lança edição internacional da Revista Inspira produzida em parceria com 10 países

Já está pronta a edição internacional da Revista Inspira, projeto desenvolvido por alunos da rede municipal de ensino e promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Governo (SEGOV) e da Educação (SEDUC).

Essa edição em inglês, idealizada pela administração municipal, é fruto do intercâmbio realizado por meio da comunidade online Teacher Connect, que englobou escolas de 10 países: Brasil, Estados Unidos, Egito, França, Alemanha, Índia, México, Polônia, Suíça e Turquia.

A iniciativa tem como professores-articuladores Rafael Romero, coordenador do Jovens em Ação, e Kaylla Prado, coordenadora do Jovens em Atuação, e conta com a parceria da Pompano Beach High School, da Flórida (EUA). Tem como objetivo promover a conexão entre alunos de diferentes nacionalidades e culturas, assim como ampliar o contato entre os professores com a finalidade de estimular o ensino e a aprendizagem interdisciplinar.

Para a aluna participante da produção da revista, Amanda Santos de Queiroz, de 17 anos, foi uma experiência única: “Recebi um convite para escrever porque participei do Jovens em Ação e Jovens em Atuação, e fiz um intercâmbio em 2019 para o International Summit, em Fort Lauderdale, na Flórida. Através dessa experiência, pude escrever o texto, contando sobre a viagem e minha participação nos projetos. Confesso que não esperava esse tipo de convite, nunca imaginei escrever algo para uma revista que vai circular internacionalmente. Mas é uma sensação maravilhosa de missão cumprida e realização de um sonho que parecia muito distante”.

A troca de experiências foi o ponto alto para a aluna Lívia da Silvia Vieira, de 17 anos: “Gostei muito de poder ter participado da escrita dos textos e ter o privilégio de compartilhar minha experiência na participação dos projetos ‘Jovens em Ação’ e ‘Jovens em Atuação’. Foi incrível fazer parte de ambos e dividir que vivi neles, é excepcional”.

A edição brasileira da Revista Inspira está disponível no link https://drive.google.com/file/d/13ogWwJnb7IzeS8kR6R0RqQBsD3z_SHsR/view

As escolas dos Estados Unidos e a Polônia já postaram as suas versões da revista, confira aqui:

www.browardschools.com/pompanobeachhigh

Teacher Connect

É uma rede internacional de educadores formada por 14 países que se dispõem a dividir temas e atividades locais com os países envolvidos. Os projetos desenvolvidos pelo intercâmbio divulgam em nível internacional o que é produzido regionalmente, valorizando as trocas de informações entre os alunos e ampliando a visão de mundo de cada um.