Concurso Escolar em São Sebastião celebra a Revolução Constitucionalista de 1932

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou a premiação da 20ª edição do Concurso Escolar em alusão à Revolução Constitucionalista de 1932. O evento ocorreu no sábado (8), no Teatro Municipal, contando com a presença de estudantes, professores e autoridades locais.

Durante a cerimônia, foram premiados dez trabalhos artísticos (desenhos ou colagens) vencedores das quatro categorias do concurso. Além da premiação, todos os trabalhos receberam um Certificado de Menção Honrosa e as unidades escolares participantes também ganharam o ‘Selo Escola Cidadã 2023’.

Uma das alunas premiadas, Lívia Helena Clementino, da Escola Municipal Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, compartilhou sua experiência. “Para mim, foi muito legal e importante presenciar uma assembleia para explicar sobre a revolução, pois ensina muito sobre a democracia, que será um princípio presente em nosso cotidiano e no futuro”, contou.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, trabalhar a temática na rede municipal é essencial para conscientização histórica e o engajamento cívico entre os estudantes. “Esta é uma ação importante para que nossos alunos possam entender o passado para poder agir no presente e projetar o futuro”, disse.

O Concurso Escolar é instituído pela Lei Municipal nº 1.625/2003, sendo uma atividade oficial do calendário municipal que busca reconhecer a participação dos indivíduos locais em um evento de importância nacional ocorrido no estado de São Paulo. A Revolução Constitucionalista de 1932 teve como objetivo a queda do governo de Getúlio Vargas (1930-1945) e a convocação de uma Assembleia Constituinte.

O município de São Sebastião contribuiu com a “Revolução de 32”, quando os sebastianenses Olavo Pinder, José Maria Pimenta, Alfredo Nemésio dos Santos, Frei Mariano dos Santos, Joel Santos, Justino Alves Meira, Abílio Santos, Conrado Mattos Júnior, Othoniel Santos, Benedito Ramos dos Santos, Carlos Augusto Cardim e Manoel Olímpio de Oliveira Santos subiram a serra e integraram o Batalhão de Paraibuna em defesa do Estado.

Confira os vencedores do concurso:

Categoria 1 – Ensino Fundamental Anos Iniciais

• Taylla Alves De Jesus – 3ºA – EM de Cambury
  • Adélia Regazzo – 3ºA – EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição
  • Maria Carolina Nafaski – 3ºC – EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza

Categoria 2 – Ensino Fundamental Anos Iniciais

• Kethelyn Barbosa Romeiro – 4ºB – EM Prof.ª Maria da Conceição de Deus Santos
  • Cecília de Oliveira Silva – 4ºA – EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro
  • Yuri Liotti Xavier dos Santos – 4ºC – EM Solange de Paula

Categoria 3 – Ensino Fundamental Anos Finais

• Lívia Helena Clementino – 8ºA – EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro
  • Richardy Tobias Batista – 8ºE – EM Prof. Antônio Luiz Monteiro
  • Marcella Sousa Siqueira – 8ºA – EM Prof.ª Luiza Helena de Barros

Categoria 4 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)

• Maria Eunice da Silva – EJA 1 – EM Prof.ª Joana Alves dos Reis

‌#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra a cerimônia da 20ª edição do Concurso Escolar em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, realizado no Teatro Municipal. Fim da descrição.