Prefeitura de São Sebastião conclui capacitações do Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia em parceria com o Sesi-SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), concluiu as capacitações do Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia Recompondo Saberes, realizadas em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). A cerimônia de encerramento ocorreu na última segunda (3) e terça-feira (4) no Teatro Municipal.

O programa teve como objetivo preencher as lacunas no processo de aprendizagem dos alunos causadas pelos impactos da pandemia. O Sesi-SP disponibilizou gratuitamente ao município uma formação para professores da rede municipal com atendimento por meio de analistas técnicos educacionais. Ao todo, foram realizadas 80 horas de formação, com acompanhamento de resultados, no atendimento presencial, direcionado às escolas.

Além da formação, os professores tiveram acesso a material didático, fórum de dúvidas, conferências e receberão um certificado. A iniciativa contemplou docentes do ensino fundamental da rede pública, divididos em duas frentes: professores do 1º ao 5º ano, com foco na consolidação da alfabetização, e professores do 6º ao 9º ano, com ênfase na melhoria dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

A professora da Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro, Maria Luiza Martins Oliveira, conta como foi a aplicação dos aprendizados do curso com seus alunos do 5º ano. “Eu via que muitas coisas propostas eu já fazia, só que o Sesi vinha com uma intenção de atividades mais fáceis e já sequenciadas. Nessa sequência também tinha a parte da transversalidade que é importantíssima. E assim eu comecei a usar as apostilas do Sesi e tudo que eu via no curso em minhas atividades. E foi o que deu muito resultado”, contou a professora.

Parceria

Além do Programa Emergencial de Educação Pós-pandemia Recompondo Saberes, a Educação de São Sebastião também firmou mais ações em parceria com o Sesi-SP. Entre elas, a doação de mil cadeiras e carteiras escolares, 50 bancadas, armários e 34 computadores para equipar laboratórios de informática e escolas afetadas pelas fortes chuvas de fevereiro.

Foi também disponibilizado gratuitamente para São Sebastião pelos próximos dois anos o Sistema Sesi de Ensino. O programa inclui uma proposta educacional abrangente, material didático e formação para professores e gestores das escolas da rede pública.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momentos da cerimônia no Teatro Municipal. Fim da descrição.