Com mentoria da FGV, gestores trabalham em diagnóstico sobre Educação Infantil na rede municipal de São Sebastião

Os coordenadores e supervisores pedagógicos do Departamento de Ensino da Secretaria da Educação (SEDUC), da Prefeitura de São Sebastião, participaram, nesta segunda-feira (13), da Oficina de Diagnóstico sobre Educação Infantil, organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), como parte do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância, desenvolvido no município, por intermédio da iniciativa “Territórios pela Primeira Infância” da Petrobras.

A atividade, promovida em formato virtual, integra um conjunto de ações propostas pela Assessoria Técnica da FGV e abordou sobre a identificação de variáveis internas e externas para análise sobre as intervenções já realizadas pela SEDUC, o cumprimento de metas nacionais, a compreensão da oferta e demanda das creches e pré-escolas, assim como a identificação dos principais desafios para assegurar o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos matriculadas na rede municipal de ensino.

O levantamento desses dados será feito pelas equipes gestoras da SEDUC, a fim de contribuir para a produção de um diagnóstico estratégico voltado à Educação Infantil do município, por meio do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas, setor responsável pela execução da qualificação. A conclusão desta primeira etapa diagnóstica está prevista para o próximo dia 27 de setembro.

A iniciativa “Territórios pela Primeira Infância”, da área de Projetos Sociais da Petrobras, prevê ainda o suporte para as áreas de assistência social e saúde do município, em parceria com outras instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), Avante – Educação e Mobilização Social e ANDI – Comunicação e Direitos.

Projeto Qualificação Direta em Primeira Infância

São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto, desenvolvido pelo CEIPE da FGV, que oferecerá mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE).

O Seminário de Lançamento e Audiência de Pactuação aconteceram no último mês de agosto. O cronograma de atividades inclui diagnóstico da Educação Infantil e da gestão pedagógica, plano de metas e de formação continuada, realização das ações em escolas piloto para a implementação de unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação.

São Sebastião pela Primeira Infância

A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história. O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, ao desenvolver diversos projetos, ações e serviços nas redes de saúde, educação e assistência social, em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância no município.