Cidade mais segura da região São Sebastião passa a ter câmeras em todas as escolas

Mais segurança e 100% de cobertura com câmeras de monitoramento nas unidades escolares; é assim que a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (SEDUC) e Segurança Urbana (SEGUR), tem trabalhado para proteger os mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino.

Outro ponto a ser destacado é que de Costa Norte à Costa Sul, todas as câmeras de segurança estão interligadas ao Centro de Operações Integradas (COI), formando assim a maior Muralha Digital da região.

Não à toa, São Sebastião é considerado a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do país, entre os municípios com até 100 mil habitantes.

Outra vantagem é contar com a tecnologia de identificar uma placa de veículo, até mesmo em alta velocidade, e relatar se o veículo é furtado, roubado ou clonado, inclusive, se o proprietário ou proprietária está com os documentos em dia, ou procurado pela Justiça.

Neste sentido, São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a aderir e instalar esse sistema.

Tecnologia a favor da segurança

As câmeras utilizadas possuem tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que reconhece caracteres a partir de uma imagem captada (no caso, detecta uma placa de veículo e “lê” seus caracteres).

Em seguida, as informações recolhidas são transmitidas ao Sistema Muralha que, por sua vez, faz uma varredura na base de dados do Sistema Córtex da Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Os dados de retorno são analisados pelos agentes do COI que, a depender da informação, direciona as Polícias Municipal, Militar e Civil, que tomam as suas devidas providências.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra as novas câmeras de monitoramento nas unidades de ensino no município. Logo em seguida, imagem do Centro de Operações Integradas (COI). Fim da descrição.