Campanha Junho Violeta sensibiliza estudantes de São Sebastião sobre combate à violência contra a pessoa idosa

Estudantes da Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, participaram de uma palestra voltada à conscientização e combate à violência contra os idosos que ocorreu na última terça-feira (20) na unidade escolar. O objetivo da atividade foi sensibilizar os jovens sobre a importância de enfrentar e combater a violência direcionada aos idosos, bem como promover a empatia em relação a essa parcela da população.

A ação foi promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Conselho do Idoso de São Sebastião (COMISS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e Fundo Social, como parte do 7º Encontro de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa da campanha Junho Violeta, que visa conscientizar sobre essa questão.

Durante a palestra, os alunos participaram de uma roda de conversa que abordou o tema da empatia. Profissionais da SESAU e da Fundação de Saúde conduziram a discussão, proporcionando um espaço para reflexão e debate, a fim de que os estudantes compreendessem a importância de se colocar no lugar do outro e reconhecer as necessidades e direitos dos idosos.

Adicionalmente, os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma atividade interativa sobre o Estatuto do Idoso, promovida pela SEPEDI e a COMIS. Nesse contexto, os alunos foram informados sobre os direitos legalmente garantidos aos idosos, como transporte, vida e liberdade, o que permitiu uma melhor compreensão do contexto em que a violência contra os idosos ocorre.

O encerramento da palestra foi marcado pela apresentação de canais de denúncia e dados estatísticos sobre violência, fornecidos pelo CREAS e pela SEDES. Essas informações foram fundamentais para que os alunos entendessem a importância de relatar casos de violência e buscar apoio para os idosos que são vítimas dessas situações.

A aluna Hadija Paiva, 14, afirma que os palestrantes informaram bem os estudantes sobre o tema. “A palestra foi muito boa porque muitas pessoas não sabem os direitos das pessoas mais velhas e com certeza saíram da palestra sabendo tudo muito bem. É bom a gente saber dos direitos deles porque a gente pode ligar pras autoridades quando for necessário.”

Programação

A ação já ocorreu na EM Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, e EM Patricia Viviani Santana, da Topolândia, e está prevista para acontecer também nas escolas municipais Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga (27/6), Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada (28/6), Henrique Botelho, no Centro (30/6), Prof.ª Luiza Helena de Barros, em Barequeçaba (7/7), Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, em Barra do Una (10/7), para alunos do 9º ano do ensino fundamental.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos sentados assistindo a palestra sobre o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Fim da descrição.