Alunos de São Sebastião participam de campanha de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Estudantes da Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, participaram, na terça-feira (13), de uma palestra sobre a Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A ação teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância de combater a violência contra os idosos e promover a empatia em relação a essa parcela da população.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Conselho do Idoso de São Sebastião (COMISS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e Fundo Social, como parte do 7º Encontro de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa da campanha Junho Violeta, que trata da conscientização sobre esse tema.

Durante a palestra, os alunos participaram de uma roda de conversa que abordou o tema da empatia, ministrada por profissionais da SESAU e da Fundação de Saúde. Essa atividade proporcionou um espaço de reflexão e debate, permitindo que os estudantes compreendessem a importância de se colocar no lugar do outro e de reconhecer as necessidades e direitos dos idosos.

Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica sobre o Estatuto do Idoso, realizada pela SEPEDI e a COMIS. Os alunos conheceram os direitos garantidos por lei aos idosos, como transporte, vida e liberdade, e compreendessem melhor o contexto em que a violência contra os idosos ocorre.

O encerramento da palestra foi marcado por informações sobre canais de denúncias e dados estatísticos sobre violência, fornecidos pelo CREAS e pela SEDES. Essas informações foram essenciais para que os alunos compreendessem a importância de reportar casos de violência e buscar apoio aos idosos que são vítimas desse tipo de situação.

A aluna Isabelle Maria Fraga, de 14 anos, compartilhou sua opinião sobre a palestra, ressaltando sua importância. “A palestra foi interessante e com muitas participações da turma. Foi definitivamente um tema importante e um pouco esquecido pela sociedade. Falamos dos direitos como transporte, vida, liberdade, das leis como o Estatuto do Idoso e do meio em que pode ser feita a violência. Diante disso, devemos conversar sobre o tema com todas as faixas etárias, fazendo um mundo cada vez melhor. Eu obtive um grande aprendizado sobre isso, como os canais de denúncia, a delegacia própria para eles, e que um dia seremos idosos e todos merecemos o respeito, não importando a idade.”

Programação

As ações seguirão nas escolas municipais serão realizadas nas escolas municipais Prof.ª Patrícia Viviani Santana, na Topolândia (16), Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, em Maresias (20), Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga (27), Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada (28), Henrique Botelho, no Centro (30), Prof.ª Luiza Helena de Barros, em Barequeçaba (7/7), Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, em Barra do Una (10/7), para alunos dos 9º ano do ensino fundamental.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos sentados assistindo a palestra sobre o Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Fim da descrição.