Alunos de projeto piloto de educação integral em São Sebastião participam de visita ao Teatro Municipal

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), levou 40 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, do Morro do Abrigo, para uma visita ao Teatro Municipal, na última quinta-feira (27), em uma ação do projeto piloto de educação integral na educação infantil que está sendo implementado no município.

A ida ao teatro, que foi realizada com o apoio dos projetos Jovens em Atuação e Ônibus da Leitura, teve como objetivo complementar os conhecimentos relativos à arte cênica que estão sendo desenvolvidos na “Oficina de Faz de Conta”, que envolve aulas de dramatização realizadas no contraturno escolar dos alunos, pelo professor Rafael Dedé.

As crianças já tiveram uma primeira visita neste mês e conheceram todos os espaços do teatro, inclusive a parte técnica de iluminação e som que foi apelidada pelos alunos como “sala mágica”. Na mais recente visita, os estudantes assistiram uma contação de história e aprenderam técnicas de palco. Estão programadas ainda duas visitas para oficinas de maquiagem cênica e criação de cenas curtas. Além disso, durante o passeio, os alunos aprendem regras, como por exemplo, a postura que devem adotar em espaços públicos.

Para a vice-diretora da EMEI Pingo de Gente, Patricia Lupori, é nítido o desenvolvimento das crianças. “A gente pode perceber que além de ser enriquecedor, de ter toda essa vivência e todo esse encantamento, nós vimos também crianças que apresentavam um comportamento mais retraído, que exigiam um olhar mais carinhoso nosso, chegar nessa atividade e participar plenamente e se descobrir no processo. Foi uma coisa muito gostosa de vivenciar. Eles amaram essa experiência, eles só falavam sobre isso”.

Educação integral no contraturno

Com o objetivo de promover a formação integral do aluno, o projeto piloto de educação integral na educação infantil está em fase de implantação na EMEI Pingo de Gente. O intuito é oferecer, no turno oposto ao das aulas, atividades extracurriculares de disciplinas como arte, teatro, música, capoeira e movimento corporal.

A ideia é contribuir para a ampliação do conhecimento dos estudantes por meio de atividades que complementam os conteúdos curriculares, melhorando os índices educacionais.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da contação de histórias, aos alunos da EMEI Pingo de Gente, do Morro do Abrigo, no Teatro Municipal, como parte das atividades de contraturno escolar da unidade. Fim da descrição.