Prefeitura de São Sebastião entrega kits adaptados para alimentação de alunos com restrições alimentares

A ação emergencial que substitui a merenda escolar durante a suspensão das aulas presenciais, realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), também garante a entrega de ‘kits de alimentação adaptados’ para cerca de 130 alunos da rede municipal diagnosticados com alguma restrição alimentar.

Mãe de uma criança com intolerância à lactose, Kellin do Bom Jesus, de Juquehy, elogiou a iniciativa. “Quando meu filho iniciou a vida escolar já me preocupava muito em como seria a alimentação dele, porém fui muito acolhida e percebi toda a atenção que davam a situação dele. Com a pandemia, esse cuidado continuou e o recebimento do kit de alimentação foi muito significativo para nosso orçamento familiar, são produtos específicos e de valor alto”, comentou ela que tem o filho matriculado na EMEI Prof. Manoel Ferreira Matos “Branca de Neve”.

Os kits adaptados, preparados segundo orientações da equipe de nutricionistas da Educação, contêm bebida vegetal de arroz, achocolatado sem leite e sem açúcar, macarrão sem glúten, além de biscoitos doces e salgados sem lactose, e acompanham outros produtos como arroz, feijão, molho de tomate, óleo, açúcar, entre demais itens considerados no cardápio da alimentação escolar.

Para Alan Santos, pai de aluno matriculado no 2º ano da EMEI Gilmar Furtado de Oliveira “Alegria das Crianças”, os produtos são de excelente qualidade. “O kit é essencial para complementar à alimentação do meu filho, permitindo que não falte nada que ele precisa como o achocolatado zero açúcar e a bebida vegetal”, disse.

A oitava fase de entrega dos ‘kits de alimentação’, elaborados para atender, em caráter suplementar, as necessidades nutricionais dos mais de 15 mil estudantes, matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), acontece desde o último dia 17 de maio, de acordo com cronograma organizado pelas unidades escolares.

Segundo balanço realizado nesta quarta-feira (26), a Prefeitura já distribuiu mais de 9.700 kits, sendo 75 adaptados. O prazo máximo para retirada dos itens vai até o próximo dia 7 de junho.