VII Semana do Bebê e do Brincar tem início em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (SEDUC), Saúde (SESAU), Planejamento (SEPLAN), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e Turismo (SETUR) e a Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou a abertura da VII Semana do Bebê e do Brincar, na segunda-feira (15).

Iniciando o circuito de palestras, a Dra. Camila de Aguiar Bernardo, médica pós-graduada em pediatria clínica, abordou o tema “Amor em Telas”, que tratou sobre a responsabilidade dos adultos acerca da tela na vida das crianças.

No período da tarde foi a vez do Dr. Glauco Reis Gonçalves, que falou sobre os “Os impactos do uso da tela da Primeira Infância”, mostrando quais danos o uso excessivo de tela pode causar em uma criança.

Por fim, encerrando o primeiro dia, Alexandre Camilo, contador de histórias, escritor e pesquisador, trouxe a temática “Como se preparar para o presente”, abordando de forma divertida o tema criatividade e storytelling com crianças.

A diretora da Creche Municipal Maria Fernanda Moraes Mendes, da Topolândia, Tatiana Rodrigues, aprovou as palestras da abertura do evento. “É a minha primeira participação na semana do bebê e do brincar e a abertura hoje foi muito legal. Os palestrantes falaram coisas muito importantes, como dicas básicas que a gente pode usar com as crianças”, comentou.

Para a enfermeira obstétrica Maxilene Freitas, a temática foi muito relevante. Ela conta ainda que percebeu que o problema das telas vai além das crianças, se estendendo também para os adultos.

“Foi sensacional, souberam muito bem abordar o tema. Trouxeram pessoas para falar com o olhar da criança, que muitas vezes a gente deixa de lado por conta da tela. E em várias situações eu me vi com o meu filho, com meus colegas de trabalho, eu consegui ver vários cenários que antes eu não tinha esse olhar”, disse Maxilene.

Com o tema: “A tela não abraça, a tela não dá amor”, a programação segue até sexta-feira (19) com diversas atividades nas creches, escolas de educação infantil, unidades de saúde e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA).

Confira a programação completa:

16 de maio – terça-feira

8h USF Centro

Palestra: Brincar sem telas

8h USF Juquehy

Orientações sobre o uso de tela

8h15 USF Boiçucanga

Palestra: A tela não abraça, a tela não dá amor

9h CIAMA Costa Sul

Palestra: Orientação e avaliação da saúde bucal em bebês palestrante: Dra. Caroline Santana

9h USF Pontal Da Cruz

Palestra: O uso excessivo de telas eletrônicas

13h USF Jaraguá

Palestra: O uso excessivo de telas eletrônicas

17 de maio – quarta-feira

8h USF Cambury

Orientações: os impactos na saúde das crianças sobre o uso excessivo de telas: celulares e tablets.

8h CIAMA Costa Sul

Oficina de papinha, roda de conversa, orientação quanto alimentação: consistência, preparo, armazenamento e higienização.

Palestrante: nutricionista Alana Rândrea

9h USF Morro do Abrigo

9h USF Boiçucanga

Roda de conversa multiprofissional com enfermeiras, psicólogas e assistente social.

temas: a importância do controle do uso da tela pelas crianças: prevenção da violência contra crianças de 0 a 5 anos: o que é estresse tóxico. Palestrante: Dra. Lilian

13h Centro de Reabilitação Boiçucanga

Oficina para confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis. Enfermeira Estela A. Amancio

14h CIAMA Topolândia

Tardezinha com musicalização

18 de maio – quinta-feira

8h CIAMA Costa Sul

Palestra: técnica de desengasgo enfermeira do SAMU Danielle Bergman

8h USF Olaria

8h30 USF Boraceia

Vídeo instrutivo: uso de telas pelos pais e roda de conversa

9h USF Maresias

Palestra: A tela não abraça, a tela não dá amor

9h Creche Juquehy

Palestra: uso excessivo de celulares

19 de maio – sexta-feira

Berçário Amigos da Criança

Capoeira, Dança de Roda

Creche São Sebastião

Corpo Humano e Cama Elástica

Creche Dona Laurinda

Atividades Sensoriais e Brincadeiras

Creche Boiçucanga

Roda de Conversa. Tema: Mordidas e Birras

Creche Débora Tavares Bahia

Caça ao Tesouro

Palestra com informações voltadas à família

Creche Barequeçaba

Palestra sobre alimentação infantil

Creche Peraltinha

Piquenique

Roda de Conversa com a enfermeira Andreia da UBS de Juguehy

Berçário Santana

Sala de luz e sombras

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momentos da abertura da Semana do Bebê e do Brincar no Teatro Municipal de São Sebastião. Fim da descrição.