Secretaria da Educação elabora material de apoio sobre pedagogias participativas

Com o objetivo de apoiar a implementação da proposta pedagógica baseada em Pedagogias Participativas nas instituições de educação infantil de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), desenvolveu um material de apoio com orientações pedagógicas para os educadores da rede municipal de ensino.

Elaborado pela equipe de Educação Infantil da SEDUC, Solange Estanislau, Renato Fanti e Jana Fragata, o material possui em seu conteúdo informações sobre a Pedagogia Participativa, docência com crianças pequenas, organização dos espaços e tempos, dimensões das propostas pedagógicas e documentação pedagógica.

A iniciativa estimula a parceria entre docentes, crianças e famílias na construção de uma educação pública de qualidade. A secretária da Educação, Marta Braz, comenta a ação. “Nossa intenção é que esse material sirva como um guia prático, uma ferramenta que possa ser usada no dia a dia de nossos educadores para aprimorar a qualidade da educação que oferecemos. Queremos incentivar uma abordagem mais colaborativa, mais centrada na criança e mais alinhada com as necessidades de nossa comunidade educacional”.

Pedagogias Participativas

Inspirada na abordagem de Reggio Emilia, cidade italiana apontada como referência de atuação na Educação Infantil, a Secretaria da Educação de São Sebastião tem proposto a efetivação de pedagogias participativas, que enfatizam a importância da colaboração e do diálogo entre educadores, famílias e crianças, e valoriza a expressão artística, a criatividade, a autonomia e a autoconfiança.

As pedagogias participativas têm influenciado a educação em todo o mundo, apresentando exemplos inspiradores de como é possível criar ambientes mais acolhedores e democráticos, proporcionando aprendizagens significativas para as crianças.

Confira online os materiais de apoio sobre Pedagogias Participativas:

#PraTodosVerem: sequência de fotos de pessoas acessando celular e computador com revistas online, seguida de arte gráfica sobre o guia. Fim da descrição.