São Sebastião realiza terceira etapa da formação sobre a abordagem Reggio Emilia

Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou nos dias 1 e 2 deste mês, na EMEI Cavalinho de Pau, de Camburi, juntamente com as equipes da EMEI Carrossel, de Boraceia, e EMEI Pirlim Pim Pim, de Barra do Una, mais uma etapa de formação sobre a abordagem Reggio Emilia, que vem sendo implementada na educação infantil do município desde o início de 2022.

A ocasião reuniu alunos, pais, professores e comunidade escolar para tratar da construção coletiva de uma nova realidade na educação, onde as formadoras da RedSolare, Marília Dourado e Rosa Bertolini, relataram suas experiências ao colocar em prática elementos da abordagem Reggio Emília, como o ateliê (espaço de arte).

O ateliê, de acordo com especialistas, é um dos componentes mais importantes da Reggio, pois refere-se a um ambiente multimodal destinado a desenvolver nas crianças capacidades investigativas, artísticas, e experimentais, proporcionando um lugar para viver o imaginário infantil com novos significados.

“Nosso objetivo é formar seres humanos críticos, conscientes, felizes, e protagonistas de suas histórias, por este motivo, buscamos assumir a responsabilidade de dialogar com uma prática pedagógica que nos provoca e estimula a pensar nas utopias que nos movem na missão de educar”, contam Marília Dourado e Rosa Bertolini.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da formação sobre a abordagem Reggio Emília, na EMEI Cavalinho de Pau, de Camburi. Fim da descrição.

*Com supervisão de Rafael Rodrigues