1. TEMA
“EU MOTORISTA, EU PEDESTRE!” .
2. JUSTIFICATIVA
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas, o trânsito representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso a inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e, ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Uma das questões mais importantes ligadas ao trânsito está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para problemas associados à circulação de veículos, pessoas e bens, crescer em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso, tornando o problema cada vez maior. Há a tendência de crescimento do número de pessoas nas cidades refletindo no crescimento quantitativo de veículos e pessoas em circulação pelas vias públicas.
Sabendo do importante papel transformador da sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
Assim, seguimos diversos exemplos positivos existentes em todo país, que tratam da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes.
3. OBJETIVO GERAL
Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
• Conhecer a história dos meios de transportes;
• Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
• Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
• Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
• Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
• Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
• Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
• Valorizar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.
4. CONTEÚDOS (Adequar de acordo com cada segmento)
• História dos meios de transporte;
• O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades;
• Noção de espaço das vias urbanas, ciclovias e ciclo faixas;
• Conhecimento das leis que regulamentam e institucionalizam os espaços;
• Leitura de textos sobre trânsito;
• Elaboração de redações e poesias com essa temática;
• Interpretação de placas de trânsito com os seus significados;
• Debates e apresentação de vídeos;
• Cálculo das multas de trânsito e pontos na CNH;
• Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito;
• Músicas e paródias;
• Cores dos semáforos;
• Organização de teatros e dramatizações;
• Desenhos de faixas educativas;
• Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis;
• Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito.
5. ESTRATÉGIAS (Adequar de acordo com cada segmento)
Há uma grande possibilidade de atividades “Extraclasses” para se trabalhar a temática do trânsito, entre as quais:
• Passeios ao redor da Escola para que os alunos possam conhecer as formas de sinalização, placas e semáforos;
• Passeio ciclístico na comunidade nas vias onde existem ciclovias e em vias especiais identificadas para circulação de bicicletas. Nesse trabalho é importante que o professor oriente e demonstre aos alunos como utilizar a bicicleta como meio de transporte seguro e ecologicamente correto;
• Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o acompanhamento de “Agentes de Trânsito” ou de Policiais Militares;
• Realizar uma passeata na “Semana Nacional do Trânsito” com intuito de promover uma reflexão em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no trânsito”;
• Vivência de situações simuladas de trânsito com apoio dos Agentes de Transito Municipais. Junto com essa atividade os alunos podem confeccionar a carteira de “Habilitação Simbólica”;
• Visita ao Corpo de Bombeiro para receber orientações sobre primeiros socorros;
• Destacamos que as atividades práticas “Extraclasses” permitem que os alunos entrem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos;
As aulas e demais atividades devem receber uma abordagem que seja centrada na resolução de problemas significativos, auxiliados pelo professor, que cria situações para que isso aconteça e de forma significativa. Para tanto, é necessário que o aluno seja estimulado a se comprometer com sua contínua mudança pessoal.
6. PARCERIAS
O “Projeto Educação para o Trânsito” será executado pelas escolas da Rede Municipal de Educação, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.
- Diretoria Municipal de Trânsito – DITRAF;
- Polícia Militar;
- Auto Escolas;
7. PÚBLICO ALVO
Todos os alunos da rede Municipal de São Sebastião
8. RECURSOS UTILIZADOS
Recursos humanos e materiais necessários para a execução do Projeto:
Recursos Humanos
• Equipe pedagógica da Escola;
• Equipe administrativa da Escola;
• Representantes da Polícia Militar;
• Representantes da Secretaria Municipal de Trânsito;
• Representante de Auto Escolas.
Recursos Materiais
• Cartolinas e papel crepom;
• Tesoura, cola branca e fita adesiva;
• Pincel atômico;
• Pincel para pintura;
• Tinta guache;
• Caixas de lápis-de-cor;
• Caneta hidrocor;
• Revistas, jornais, gibis e folhetinhos, etc;
• Aparelho de DVD, TV, Filmes de DVD;
• Aparelho de som portátil, CD’s diversos;
• Câmera fotográfica digital.
9. AVALIAÇÃO
A avaliação do “PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em sala.
A observação da mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral nos educandos serão feita durante a vivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.
#transito #carro #motorista #moto #dirigir #carros #direito #educacaonotransito #educacao