Projeto Super “Ação”

Projetos Projetos e Programas

“Cada indivíduo tem maneiras e tempos próprios na construção do conhecimento. Algumas crianças aprendem a ler e escrever de forma mais rápida e autônoma, enquanto outras necessitam de maior mediação do professor. A escola tem a responsabilidade de conhecer as formas de aprender dos seus alunos e de se organizar para garantir a todos uma educação de qualidade”.

Eliane Titon

1. JUSTIFICATIVA

Este projeto vem ao encontro da missão da Secretaria da Educação que é a de assegurar um ensino de qualidade, atendendo a diversidade em seu compromisso da democratização, desenvolvendo habilidades, competências e valores humanos que promovam a sustentabilidade e respeito à pluralidade cultural, possibilitando a todos os alunos o exercício de uma cidadania plena, por meio de uma educação com foco na aprendizagem, priorizando a garantia ao acesso, permanência e apropriação do conhecimento permeada pela gestão democrática.

Ao propor o presente projeto, acreditamos que se pode contribuir de forma bastante significativa para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o domínio da leitura e escrita. 

O projeto se propõe a operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica das escolas, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação, com um enfoque ao ensino e aprendizagem visando garantir que todos os alunos aprendam.

Para a superação das dificuldades será necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e individuais, estudo constante, dedicação e muito compromisso, importante também será conhecer a história familiar do educando para assim intervir de formar mais pontual e objetiva, por considerar o aluno como um ser biopsicossocial.

2. OBJETIVO GERAL

Espera-se propiciar a cada aluno, avançar em seu nível de aprendizagem, formular hipóteses alfabéticas e desenvolver os direitos de aprendizagem esperados para sua escolaridade, por meio de atividades diversificadas que contribuam para o sucesso escolar e melhoria da sua autoestima.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Garantir a todos os nossos alunos oportunidade de aprendizagem, redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades diagnosticadas sejam superadas.

• Oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes as reais dificuldades de cada aluno.

• Desenvolver práticas pedagógicas atrativas, aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um trabalho de qualidade.

• Encorajar os alunos ao redirecionamento de atitudes comportamentais que os impedem efetivamente de aprender.

• Aproximar professor e aluno para a reconstrução de atitudes afetivas cotidianas.

• Desenvolver competências de leitura e escrita;

• Saber interpretar vários tipos de texto;

• Desenvolver trabalhos em grupo para gerar conhecimento, cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses e desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

• Possibilitar aos alunos a compreensão da escrita como representação da fala, a perceber a constituição silábica da palavra e a constituição alfabética da sílaba, compreendendo assim a segmentação da escrita em relação à fala.

• Estimular a leitura de pequenos textos para buscar informações, decodificar e interpretar.

• Considerar como ponto de partida o aluno, suas experiências anteriores e as hipóteses que formula sobre a escrita enquanto objeto de conhecimento.

4. PÚBLICO ALVO

Cada Unidade Escolar deverá selecionar os alunos, formando agrupamentos produtivos, respeitando os critérios abaixo e definindo o perfil e meta a ser atingida para cada turma:

• Alunos dos 4ºs e 5ºs anos que se encontram em nível silábico alfabético, apresentando dificuldades em produzir frases e textos com coerência e leitura ainda silabada;

• Turmas com no máximo 15 e no mínimo 10 alunos, sendo 4h semanais para cada turma.

• Alunos que não estão sendo atendidos por outro programa.

• Parceria e compromisso com a família/aluno para atendimento em contra turno;

O número de turmas atendidas será adequado à necessidade de cada unidade escolar e casos não previstos serão analisados.

5. CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

O projeto prevê ações de Formação Continuada de 14 horas mensais, sendo 06 horas para encontros presenciais e 08 horas para planejamento, reflexão e registros na UE.

Os encontros presenciais serão quinzenais desenvolvidos às sextas-feiras das 08h30 às 11h30 (período da manhã) e das 14h às 17h (período da tarde) na Secretaria Municipal de Educação.

A formação inicial está prevista para 05 à 09 de março de 2018, com carga horária de 15 horas, divididos em módulos para elaboração do planejamento, plano de apoio pedagógico, portfólio de ações, atividades de adequação metodológica e instrumentos de avaliação, (ou imediatamente após as atribuições das turmas). Será na Secretaria Municipal de Educação das 8h30 às 11h30 (período da manhã) e das 14h às 17h (período da tarde).

O objetivo da formação é preparar os professores para identificar e planejar ações afim de  sanar as necessidades específicas dos estudantes que impedem o avanço no desempenho escolar.

6. GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES

Os gestores das Unidades Escolares serão fundamentais para o sucesso do projeto e têm como atuação principal:

• Mapear os alunos com mais necessidade de reforço com base nos seus rendimentos (Conselho de Classe 2017);

• Alocar o professor com perfil para a turma do Projeto;

• Divulgar o projeto na sua unidade escolar para os professores e alunos; 

• Convocar os pais para reuniões, apresentando o projeto, enfatizando a responsabilidade na frequência para o sucesso do mesmo (solicitar assinatura do Termo de Ciência e Responsabilidade);

• Observar o fornecimento de transporte e merenda para esses alunos.

• Estimular e acompanhar a participação e frequência dos alunos e professores no Projeto;

• Organizar o espaço que será destinado para o projeto, selecionando e ofertando os materiais que serão necessários.

• Manter os docentes da unidade escolar a par do andamento do projeto e do desempenho dos alunos atendidos, de forma a sensibilizá-los no trato com os mesmos;

• Promover a troca dos alunos acompanhados pelo projeto em conjunto com os professores, à medida que eles forem alcançando as metas previstas;

• Buscar parceria com o Conselho Tutelar, para garantir o direito do aluno de frequentar o projeto.

7. CONTEÚDOS

• Produção individual e coletiva de textos;

• Reconto e reescrita de textos;

• Ortografia (dentro do contexto);

• Pontuação;

• Diferentes tipos de letra (leitura)

• Coerência textual;

• Interpretação oral e escrita;

• Vocabulário;

• Segmentação;

8. DURAÇÃO DO PROJETO

De 05 de março a 29 de junho de 2018.

De 30 de julho a 14 de novembro de 2018.

9. ETAPAS

• Apresentação do Projeto aos gestores escolares;

• Adequação do Projeto no Plano de Gestão de cada Unidade Escolar;

• Formação das turmas;

• Envolvimento da família;

• Seleção dos profissionais;

• Formação dos profissionais;

• Avaliação Inicial;

• Desenvolvimento das sequências didáticas;

• Formação em serviço / planejamento das sequências;

• Avaliação e monitoramento dos resultados.

10. ESTRATÉGIAS E METODOLOGIA

Após a capacitação inicial, os professores terão encontros semanais para a preparação coletiva das atividades e avaliações, assim como para a análise das avaliações dos alunos, de forma a realinhar as ações.

As atividades serão elaboradas sempre iniciando com uma sondagem, a abordagem do conteúdo em pauta, a sistematização e a avaliação.

Para cada conteúdo, seja ele conceitual, procedimental ou atitudinal, haverá uma avaliação correspondente, de forma a proporcionar ao aluno a oportunidade de progressão, na qual irá mudando de fase, até a liberação total das aulas de reforço por atingir o objetivo do projeto.

A metodologia considerará o que a criança é capaz de aprender, dependendo de seu estágio de desenvolvimento cognitivo e, também o conjunto de conhecimentos e informações que já possui.  Nesse processo o professor buscará ser um interlocutor curioso, atento e incentivador de modo à:

• Montar pasta portfólio para acompanhar o aluno no desenvolvimento de seu aprendizado;

• Trabalhar relações interpessoais;

• Explanar aos pais ou responsáveis a fundamental importância da família nesse contexto de aprendizagem;

• Salientar a importância desse projeto, atribuindo responsabilidades, como por exemplo, a organização do aluno e a frequência;

• Acompanhar as atividades desenvolvidas e providenciar reformulações quando necessárias;

11. RECURSOS 

11.1 RECURSOS HUMANOS

• Professor, Equipe Gestora e Família.

11.2 RECURSOS MATERIAIS

• Materiais Pedagógicos: Guia de orientações do RI em PDF; Sequências didáticas dos livros do Ler e Escrever; Sequências didáticas planejadas a partir de gêneros textuais; Gêneros Textuais adequados à faixa etária;

• Textos fatiados;

• Acervo de Leitura;

12. AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica e continua, tendo como foco principal a observação do processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, por meio de sondagens individuais, interesse e interação dos alunos diante com as atividades propostas.  Ocorrerá por meio de registros e relatórios no decorrer das ações e interações educativas, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias para que os alunos possam avançar na direção desejada, norteando tanto o processo de avaliação de aprendizagem, quanto o replanejamento da atuação docente. Avaliamos para tomar decisões sobre como planejar e propor a continuidade do trabalho, retomando as expectativas de aprendizagem que não foram alcançadas e reforçando e ampliando aquelas em que os alunos mostraram bom desempenho.

13. BIBLIOGRAFIA

• Plano de Ensino do Municipio de São Sebastião

• http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp- acesso em 07 de junho de 2017

• projetoseeduc.cecierj.edu.br/reforco-escolar/manual-reforco-escolar.pdf

• www.fundacoes.org.br/uploads/estudos/gestao_escolar/dimensoes_livro.pdf

• portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_acao/pcnacao_alf.pdf

• www.fafiuv.br/img/unsf/novo/usfapoio.pdf

• https://gestaoescolar.org.br/

• www.rioeduca.net/programasAcoes.

 


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