Projeto Avante IDEB 2018

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PROJETO AVANTE IDEB 2018

“COMPROMISSO DE TODOS POR UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE”

FUNDAMENTAL II

1. JUSTIFICATIVA

Cada indivíduo é peculiar e aprende de uma maneira e em um determinado tempo. 

Temos em nossa rede municipal, no ensino fundamental 2, alunos que ainda não consolidaram o processo de alfabetização, a proficiência em leitura e escrita e nas operações básicas da Matemática e que não adquiriram autonomia na condução de seu processo educacional.

Esse projeto se propõe a aplicar uma prática pedagógica diferenciada, na qual as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem sejam diversificados e peculiares, a fim de sanar a defasagem apresentada.

A superação das dificuldades diagnosticadas nos alunos público-alvo desse projeto vem de encontro à missão da Secretaria da Educação, que é a de assegurar um ensino de qualidade, e que proporcionará uma elevação na autoestima e novas perspectivas e possibilidades de sucesso na vida escolar e profissional.                     

2. OBJETIVO

 Proporcionar aos alunos elencados oportunidade de superação das dificuldades de aprendizagem e de usufruir plenamente, junto com seus colegas, das atividades  apropriadas para seu ano/série.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Consolidar o processo de alfabetização nos alunos do ensino fundamental 2;  
  • Escrever ortograficamente correto;
  • Consolidar o processo de alfabetização matemática nos alunos do ensino fundamental 2;  
  • Adquirir domínio das quatro operações básicas da matemática; 
  • Adquirir competência na leitura de enunciados e problemas;
  • Adquirir competência na leitura e escrita correspondente à faixa etária;
  • Interpretar vários tipos de texto;
  • Conhecer alguns portadores de texto; 
  • Adquirir autonomia no processo de ensino e aprendizagem.

4. PÚBLICO ALVO

Alunos que não adquiriram plenamente a alfabetização e proficiência na leitura e escrita. 

Cada turma será composta por, no máximo, 15 alunos, e o número de turmas atendidas será adequado à necessidade de cada unidade escolar.

5. UNIDADES ESCOLARES QUE SERÃO CONTEMPLADAS

E.M. Cynthia Cliquet Luciano

E.M. Walfrido Maciel Monteiro

E.M. Maria Francisca S. de M. Tavolaro

E.M. Henrique Botelho

E.M. Topolândia

E.M. Luiza Helena de Barros

E.M. Edileusa Brasil Soares de Sousa

E.M. Antônio Luiz Monteiro

E.M. Nair Ribeiro de Almeida

E.M. Sebastiana da Costa Bitencourt

6. CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

O projeto prevê ações de Formação Continuada para a equipe de professores que atuarão nesse projeto. O curso inicial será presencial, com carga horária de 40 horas, divididos em módulos para a elaboração de um plano de apoio pedagógico, um portfólio de ações, de atividades de adequação metodológica e de instrumentos de avaliação.

O objetivo da formação é preparar os professores para identificar e sanar as necessidades específicas de cada grupo de estudantes, e que impedem o desenvolvimento pleno do desempenho escolar.

7. GESTORES DAS UNIDADES ESCOLARES

Os gestores das Unidades Escolares terão papel fundamental para o sucesso do projeto, que será: 

  • Divulgar o projeto na unidade escolar para os pais, professores e alunos;
  • Mapear, junto com os coordenadores, os alunos com mais necessidade de reforço, já no conselho de Classe 2017, indicando-os para o projeto;
  • Solicitar que o documento  – Termo de Ciência e Responsabilidade –  seja assinado pelos pais dos alunos escolhidos na rematrícula;
  • Convocar os pais para reuniões, enfatizando a responsabilidade dos mesmos na frequência e sucesso no projeto;
  • Incentivar os alunos a frequentarem as aulas e dar todo o respaldo necessário aos professores para garantir-lhes a permanência e o sucesso do projeto;
  • Manter os docentes da unidade escolar a par do andamento do projeto e do desempenho dos alunos atendidos, de forma a sensibilizá-los no trato com os mesmos;
  • Envolver todos os professores de todas as disciplinas na prática da leitura e escrita;
  • Promover a troca dos alunos assistidos pelo projeto, com o aval dos professores, à medida que eles forem melhorando e tornando-se autônomos;
  • Buscar parceria com o Conselho Tutelar, para garantir o direito e a obrigação do aluno  de frequentar o projeto;
  • Alocar o professor do Projeto em local adequado, buscando parcerias com a comunidade quando não houver disponibilidade na unidade escolar;
  • Observar o fornecimento de transporte e merenda para esses alunos.

8. METODOLOGIA

Após a capacitação inicial, os professores terão encontros mensais para a preparação coletiva das atividades e avaliações, assim como para a análise das avaliações dos alunos, de forma a determinar se os mesmos devem permanecer nas turmas originais, turmas mais avançadas ou se já alcançaram os resultados esperados. 

As atividades serão elaboradas sempre iniciando com uma sondagem, a abordagem do conteúdo em pauta, a sistematização e a avaliação.

O material de apoio será o do Projeto “Ler e Escrever”, 4º e 5º ano, base para as sequências didáticas e confecção das aulas, além de livros didáticos diversos, desde que tenham material que contribuam para a evolução do aluno.

Para cada conteúdo, seja ele conceitual,  procedimental ou atitudinal, haverá uma avaliação correspondente, de forma a proporcionar ao aluno a oportunidade de progressão, na qual irá mudando de fase, até a liberação total das aulas de reforço por haver atingido o objetivo do projeto e novos alunos serão convocados para as vagas abertas.

9. CRONOGRAMA

  • 19 a 23 de fevereiro – Formação inicial;
  • 26 de fevereiro – Início das aulas;
  • 20 de março –  Reunião mensal;
  • 17 de abril – Reunião mensal;
  • 22 de maio – Reunião mensal;
  • 19 de junho – Reunião mensal;
  • 21 de agosto – Reunião mensal;
  • 18 de setembro – Reunião mensal;
  • 23 de outubro – Reunião mensal;
  • 27 de novembro – Reunião mensal – Encerramento.

10. AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto acontecerá por meio de avaliação do aluno e nos encontros mensais, no qual serão discutidos os sucessos e os fracassos e as mudanças de estratégias e de ensinagem necessárias para que a aprendizagem efetivamente aconteça.

11. RECURSOS / MATERIAL

Alguns exemplares  do material do Programa Ler e Escrever – do professor e do aluno 4º e 5º ano e Livros didáticos diversos- material para a aceleração em matemática e Professores para as aulas de Português e Matemática com carga suplementar de 30 aulas mensais. (16 aulas com alunos  + 4 HTPCs + 10 HTPLs-professores com mais de 1 turma receberão os mesmos  4 HTPCs  e  10 HTPLs) 

12. BIBLIOGRAFIA

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.  

http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp- acesso em 07 de junho de 2017


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