Programa ‘Saúde da Voz’ atende mais de 500 profissionais da educação de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do programa ‘Saúde da Voz’, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC), juntamente com a Unidade de Saúde Ocupacional (USO) da Secretaria de Administração (SECAD), realizou 522 atendimentos aos profissionais da educação desde o lançamento da iniciativa, em agosto deste ano.

O atendimento é realizado por equipes de saúde nas escolas e creches municipais e inclui serviços como avaliação fonoaudiológica e orientações gerais de preservação da saúde, além de eventual encaminhamento para outras especialidades médicas e a realização de exames laboratoriais.

Segundo a coordenadora do programa e chefe de Saúde Ocupacional da USO, Nara Eliza Bokor, a aceitação do projeto superou as expectativas. “O retorno dos profissionais nas escolas foi excelente. Já atendemos 35 unidades de ensino e nos surpreendemos com a grande adesão dos professores ao programa, ultrapassando 80% do público esperado. Um resultado muito positivo para todos os envolvidos no projeto”, destacou.

A programação conta ainda com a promoção de palestras sobre a produção da voz e higiene vocal, assim como oficinas de treinamento com exercícios para serem feitos antes e após as aulas, entre outros temas fundamentais para manter o aparelho vocal sadio, pretendendo dessa forma, através de preparo e o uso correto da voz, a melhora da qualidade de vida desses profissionais.

O ‘Saúde da Voz’ segue com atendimentos até o dia 14 de dezembro. Nos últimos dias, foram atendidos os docentes da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, e da Creche Maria Fernanda Moraes Mendes, da Topolândia. O programa passará ainda pela EMEI Arlete Nascimento Moura “Peixinho Dourado”, EM de Barequeçaba, EMEI Emily Levi “Arco-Íris”, EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida e EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana.

Confira o cronograma de atendimentos para este mês:

Dia 09/12 – EMEI Arlete Nascimento Moura “Peixinho Dourado” – Maresias
Dia 09/12 – EM de Barequeçaba – Barequeçaba
Dia 09/12 – EMEI Emily Levi “Arco-Íris” – Camburi
Dia 10/12 – EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida – Juquehy
Dia 13 e 14/12
– EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana – Topolândia

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)