Professores municipais participam de formação online promovida pela associação RedSOLARE Brasil

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e da associação RedSolare, promoveu nesta quinta (3) e sexta-feira (4), uma formação online com o tema: “Educação Transformadora”, destinada a professores e gestores da rede municipal de ensino, a fim de capacitá-los a aprimorar as competências sociais, cognitivas, afetivas e atitudinais dos alunos.

A RedSOLARE é uma associação de instituições e pessoas, sem fins lucrativos, responsável por disseminar as ideias da prática educativa de Reggio Emilia, abordagem pedagógica escolhida para ser aplicada nas escolas de educação infantil a partir de 2022.

A capacitação contou com a presença de alguns dos principais integrantes da RedSOLARE Brasil, como a presidente Marilia Dourado, a representante Letícia Chaves e a ex-representante Daniele Meyer. Na ocasião, os formadores apresentaram sua metodologia e abordaram sobre a importância do diálogo, da criatividade e do respeito pelas crianças.

“Essa formação objetivava apresentar aos educadores da rede municipal, os princípios da abordagem Reggio Emília, uma vez que acreditamos no potencial de transformação que essa metodologia proporciona. Além disso, confiamos que as oportunidades criadas na educação infantil irão frutificar ao longo de toda a trajetória escolar”, declara a diretora de Ensino da Educação, Rosana Salvini.

“As perguntas curiosas e inteligentes formuladas pelos educadores de São Sebastião, durante estes 2 dias, são indícios de que há busca e interesse pelas novas práticas educativas. É possível reconhecer no horizonte, um ano letivo que inicia com muita motivação, o que produzirá bons resultados”, afirma Marilia Dourado, presidente da RedSOLARE Brasil.

Escrito por Ashiley Lourenço
*Com supervisão do DEPCOM