Professores da rede municipal de São Sebastião recebem atendimento gratuito de fonoaudiologia

Com o objetivo de contribuir para a melhora da saúde vocal dos professores da rede municipal de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), segue com atendimentos do programa ‘Saúde da Voz’, realizado nas escolas e creches, durante todo o mês de outubro.

A ação, realizada em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional (USO) da Secretaria de Administração (SECAD), já atendeu mais de 220 profissionais da educação desde o início do projeto, lançado em agosto deste ano. Os serviços incluem avaliação fonoaudiológica e orientações gerais de preservação da saúde, além de eventual encaminhamento para outras especialidades médicas e a realização de exames laboratoriais.

O programa envolve ainda a realização de atividades como palestras sobre a produção da voz e higiene vocal, assim como oficinas de treinamento com exercícios para serem feitos antes e após as aulas, entre outros temas fundamentais para manter o aparelho vocal sadio, pretendendo dessa forma, através de preparo e o uso correto da voz, a melhora da qualidade de vida desses profissionais.

O atendimento é feito com grupos de professores, com a fonoaudióloga da USO, Janaína Gonzaga Marques, e com apoio de enfermeiras da unidade de saúde. Confira o cronograma de atendimentos para este mês:

Dia 7/10 – EMEI Prof. Lino Marques Vicente “Sementinha” e EM de Camburi – Camburi

Dias 18 e 19/10 – EM Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza – Maresias

Dia 21/10 – Creche Semíramis Tavolaro Passos e EMEI Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego “Algodão Doce” – Pontal da Cruz

Dia 25 e 26/10 – EMEI Gilmar Furtado de Oliveira “Alegria das Crianças” e EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa – Boiçucanga