Professores da rede municipal de São Sebastião participam de programa ‘Saúde da Voz’ com orientação fonoaudiológica

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), deu início, nesta quinta-feira (26), ao programa ‘Saúde da Voz’, realizado em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional (USO) da Secretaria de Administração (SECAD), com o objetivo de promover a saúde vocal dos professores da rede municipal de ensino.

Com acompanhamento da fonoaudióloga da USO, Janaína Gonzaga Marques, e de enfermeiras da unidade de saúde, a ação iniciou pela EMEI Tereza Mota Santos “Reino da Alegria”, da Topolândia, onde cerca de 25 professores passaram por avaliação vocal e verificação da pressão arterial, além de receberem orientações gerais de preservação da saúde e encaminhamento para outras especialidades médicas e a realização de exames laboratoriais.

A iniciativa envolve ainda a realização de outras atividades como palestras sobre a produção da voz e higiene vocal e oficinas de treinamento com exercícios para serem feitos antes e após as aulas e outros temas fundamentais para manter o aparelho vocal sadio.

A professora Cassia Castro Dedate, do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE) na EMEI Reino da Alegria, considerou a iniciativa positiva. “É uma forma de zelar e incentivar o cuidado com o nosso principal instrumento de trabalho, que é a nossa voz. Fiquei muito satisfeita com o atendimento, desde a conversa com a médica até a forma como ela fez o diagnóstico da minha voz”, comentou.

Nos próximos dias, os profissionais da USO atenderão ainda os docentes da EM Prof.ª Iraydes Lobo Vianna do Rego, do Itatinga, no dia 31 de agosto, e da Creche Diva Bernardino, do Canto do Mar, no dia 2 de setembro, sempre no horário das 8h às 16h.