Prefeitura realiza formação sobre abordagem Reggio Emilia com profissionais da educação infantil

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu uma formação sobre a abordagem Reggio Emilia durante a reunião pedagógica da Creche Dona Laurinda, do bairro São Francisco, e Berçário Santana Setor II, da Topolândia, na última terça-feira (04).

Durante a capacitação foi tratado sobre os eixos que estruturam a abordagem de educação transformadora Reggio Emilia, uma prática muito positiva para a Educação Infantil que é mundialmente reconhecida e dialoga com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo São Sebastião município pioneiro nessa iniciativa.

O encontro promoveu trocas e compartilhamento de ideias entre os profissionais presentes, auxiliando a compreender e colocar a abordagem em prática com os estudantes da rede municipal.

Segunda a diretora do Berçário Santana, Adma Pereira, a formação foi fundamental para capacitar a equipe. “Fez as educadoras refletirem sobre a importância do exercício da escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades que cada criança traz em si, e melhor ainda, nos trouxe uma mudança de olhar, nos fazendo entender que quem é capaz de escutar as crianças passa a rever sua forma de pensar sobre elas, deixando que de fato sejam protagonistas de suas escolhas e interesses”.

A diretora da Creche Dona Laurinda, Daniela Bortholo, também aprovou a capacitação. “A vida do profissional da educação está relacionado com estudos contínuos. As formações enriquecem a prática e ajudam no desenvolvimento pedagógico. A proposta desta formação, em especial, apoiará na prática docente, pois evidencia a participação constante de todos, tendo um só método e inúmeras vertentes”, diz Daniela.

A coordenadora da creche, Jaqueline Miranda, conta que é a oportunidade para desapegar das antigas práticas. “E essa formação trouxe e nos guia exatamente para esse novo olhar, de deixar o aluno ser o protagonista e não o professor. E foi muito necessária para mostrar que o professor não está sozinho, que estamos caminhando juntos nessa nova abordagem”.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do bate-papo com professores, coordenadores e monitores da rede municipal de ensino, realizado nas unidades escolares Berçário Santana, da Topolândia, e a Creche Dona Laurinda, do Morro do Abrigo. Fim da descrição.