Prefeitura de São Sebastião forma alunos do Curso Básico de Libras

Educação Inclusiva Notícias Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou a formatura de 50 alunos que participaram do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que ocorreu ontem (04) na Casa da Música.

Entre os formandos estão estudantes da rede, pais e profissionais de diversas áreas como saúde, educação, comerciantes, advogados, etc. O curso, de nível básico, tem o objetivo de criar vínculos com os surdos do município e possibilitar o acesso deles em todos os setores através do ensino de Libras para um grande número de ouvintes.

O aluno e advogado, Rubens Stoffel, conta que decidiu estudar Libras porque é graduando em direito previdenciário e precisava se comunicar com clientes surdos. “O curso foi maravilhoso, tive uma nova percepção da necessidade da inclusão, os surdos merecem mais respeito e acesso aos diversos lugares, o ponto forte do ensinado é o acolhimento.”

Ele também comenta sobre a iniciativa da Prefeitura. “Serve de exemplo de evolução e eliminação de barreiras entre as pessoas surdas e as ouvintes, oferecer cursos de capacitação e inclusão é essencial para a população sebastianense.”, finaliza Rubens.

Para a aluna Thamirys Mendonça, estudar Libras foi uma necessidade pessoal. “Sempre tive vontade de aprender a língua de sinais, mas quando uma pessoa da minha família começou a namorar uma pessoa surda, nos encontros familiares eu mal tinha elementos para me comunicar. Decidi procurar um curso e foi com muita alegria que me deparei com a oportunidade de cursar Libras gratuitamente pela Secretaria da Educação.”, diz Thamirys.

Por fim ela ressalta a qualidade do ensino. “O curso foi simplesmente incrível. Com professores muito capacitados, envolventes e comprometidos. Tivemos também a presença de colegas surdos para o nosso entrosamento, prática e aprendizado, além de materiais de ótima qualidade.”, conta a aluna.

Desde 2018 o curso básico de Libras é ofertado pela Prefeitura de São Sebastião, sendo aberto ao público e realizado em escolas do município, alcançando comunidades da Costa Sul, Costa Norte e região central da cidade.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos do encerramento do curso básico de Libras, realizado ontem (04), na Casa da Música. Fim da descrição.