Prefeitura promove formação de Recreação na Educação Infantil a 96 professores da rede municipal de ensino

Notícias Sem categoria Últimas Noticias

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realiza frequentemente encontros presenciais e online de formação dos professores para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sala de aula.

Nessa quarta-feira (30), a SEDUC promoveu uma reunião online com 96 professores da Recreação da Educação Infantil. O encontro teve como objetivo dar direcionamento sobre a aplicação da Recreação em sala de aula. Entre os temas abordados, estão:

– A importância do estímulo à leitura na Educação Infantil e da valorização da literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso ao imaginário e encantamento;

– O uso da recreação como ferramenta de ensino, por meio de atividades divertidas que contribuam para um crescimento intelectual, social e cultural;

– A inserção da contação de histórias na rotina do educador, desde a Primeiríssima Infância, como método de aprendizagem da criança, fazendo uso do lúdico no momento do ensino.

Também foi inserido ao contexto o Projeto Jovens em Atuação, coordenado pela Prof.ª Kaylla Prado, com o intuito oferecer aos educadores mais uma técnica para estimular os alunos através do comportamento lúdico ligado às artes cênicas.

A culminância da proposta é o formato Reggio Narra, baseado na educação transformadora  proposta pelo método Reggio Emília, desenvolvido pelo pedagogo Loris Malaguzzi, com base em preceitos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, John Dewey e Maria Montessori.

Esse método busca estimular no aluno a sua autonomia e fortalecer seu vínculo com a aprendizagem, o que engrandece sua jornada educacional, transformando-o em um cidadão mais crítico e atuante em seu meio social.

Essa formação faz parte do desenvolvimento do componente curricular, conforme vigora no Decreto Municipal 8439/2022, que dispõe sobre diretrizes para a organização curricular da Educação no município.

#PraTodosVerem: foto do encontro online sobre Recreação; fotos de alunos da Educação Infantil exercitando o hábito da leitura e a recreação. Fim da descrição.