Prefeitura prestigia professores de São Sebastião selecionados para a Olimpíada de Língua Portuguesa

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), reuniu, nesta terça-feira (28), os professores representantes da rede municipal de ensino que representarão o município na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que neste ano tem como tema “O lugar onde vivo”.

O encontro aconteceu no Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco, e teve ainda a presença da equipe de Ensino e avaliadores da Comissão Julgadora Municipal. O intuito foi reconhecer a dedicação dos educadores e promover um momento de diálogo entre os docentes e demais profissionais envolvidos nas etapas da OLP.

Nesta edição do concurso, a SEDUC registrou a participação de 30 docentes de língua portuguesa de 12 escolas municipais. Para a professora Camila Puertas Santos, selecionada no gênero Memórias Literárias, o projeto contribuiu para que as crianças se identificassem com o bairro da Enseada. “Nossa turma trabalhou a história da Capela Bom Senhor Jesus, resgatando e valorizando o vínculo de pessoas mais velhas com esse local especial, o que durante todo o percurso proporcionou importantes momentos de reflexão e aprendizagem aos alunos”, destacou.

Diferentemente das edições anteriores, a edição deste ano visou acompanhar e valorizar a prática, com registros sobre os processos de ensino e aprendizagem vivenciados de maneira colaborativa por alunos e docentes na produção textual em um dos gêneros propostos para o Ensino Fundamental, sendo eles Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º ano) e Crônica (8º e 9º ano).

O professor Thiago de Melo Curci, representante da rede na categoria Crônica conta que viu na OLP uma oportunidade de engajar os estudantes. “Foi uma vivência nova e desafiadora, por isso, eu quis proporcionar essa experiência aos meus alunos, ainda mais em tempos de ensino remoto, quando enxerguei um caminho diferente para ampliar as possibilidades de ensino, e o resultado foi incrível para todos”, comentou.

A professora Soraia dos Santos Bezerra, indicada na categoria literária Poema, relembrou o desafio. “Eu amo poemas e logo me vi levando essa proposta para a minha turma, eles também adoraram e quando percebi estavam todos envolvidos nas dinâmicas que criamos para o nosso projeto do concurso. Estamos todos muito felizes com o resultado”, expressou.

Na seletiva municipal, três trabalhos, englobando relatos de prática, linha do tempo e álbum da turma, foram indicados para a etapa estadual. A final da OLP está prevista para 10 de dezembro, a ser realizada em formato virtual.

Trabalhos Selecionados

Poema
Título do relato: “Criança não gosta de poesia”
Escola: EM Prof.ª Guiomar Aparecida da Conceição Sousa – Boiçucanga