Prefeitura de São Sebastião recebe representantes da FGV para formação presencial do projeto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’

Professores da rede municipal e profissionais da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participaram do 2º Encontro da Formação Basilar do Projeto Piloto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’, ocorrido na quarta-feira (12), na EMEI Cavalinho de Pau, no Sertão de Cambury.

Por meio de atividades teóricas, práticas e conversas, a formação, ministrada por representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve como objetivo discutir sobre a livre exploração pelas crianças e as múltiplas abordagens, de acordo com as intencionalidades investigativas.

Além disso, os professores tiveram a oportunidade de interagir e conhecer possibilidades dos materiais pedagógicos doados pela FGV para as escolas piloto do projeto, sendo elas as Escolas Municipais de Educação Infantil ‘Carrossel’, de Boraceia, ‘Pir-lim-pim-pim’, de Barra do Una, e ‘Cavalinho de Pau’, do Sertão de Cambury.

Para a professora de educação infantil da EMEI Carrossel e EMEI Pir-lim-pim-pim, Thatiana Vilela, a formação presencial foi essencial para entender as percepções de mundo das crianças. “Elas já trazem uma bagagem muito rica e a gente precisa aproveitar o que elas nos trazem para oportunizar contato com diferentes e múltiplas linguagens”, afirma a professora.

A coordenadora pedagógica da EMEI Pir-lim-pim-pim, Maria Angelica de Andrade, comenta sobre a relevância do encontro. “É importante para mudarmos nossas práticas. Nós já estamos estudando, mas ver aplicado por meio de oficinas e conversas foi essencial para que a gente aprenda mais, saindo da nossa zona de conforto e entendendo os pontos que precisamos melhorar”.

São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto, desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV, em parceria com a iniciativa ‘Territórios pela Primeira Infância’ da Petrobras, que oferece mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE).

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostram professores participando da formação Basilar do Projeto Piloto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’ que ocorreu na EMEI Cavalinho de Pau, no Sertão de Cambury. Fim da descrição.