Prefeitura de São Sebastião recebe representantes da FGV para andamento do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”

Com a proposta de promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), recebeu, nesta terça (15) e quarta-feira (16), a visita de membros da equipe do projeto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a iniciativa “Territórios pela Primeira Infância” da Petrobras.

As representantes do CEIPE, Nayara Araujo, Vivian Barros e Emília Marinho, se reuniram com a secretária Marta Braz e demais representantes da SEDUC, para avaliar os avanços e organizar as ações planejadas para alcançar os objetivos da iniciativa no município, que começou a ser desenvolvida em agosto de 2021 e terá duração de três anos.

“Nós começamos o projeto no formato virtual e entendemos que para conhecer de fato a gestão municipal, os gestores e a realidade das unidades de ensino, a gente precisava de uma agenda presencial. Esse contato foi muito valoroso, uma vez que pudemos visitar as escolas-piloto do projeto, além de buscar o engajamento das equipes e estreitar o vínculo com os gestores”, ressaltou a coordenadora do projeto da CEIPE FGV, Nayara Araujo.

Durante as atividades em São Sebastião, as equipes do projeto trabalharam no Plano de Ação, para alinhar as diferentes práticas que já vem sendo feitas na Secretaria ao longo dos últimos meses, com o intuito de serem refletidas maneiras de melhorar a qualidade da gestão pedagógica e de serem pensados caminhos para ampliação do acesso a creches e pré-escolas.

Os gestores da Educação Infantil também tiveram a oportunidade de participar de uma formação ministrada pela pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da USP (LEPES-USP), Jaqueline França Natal. O tema da conversa foi a aplicação da “Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagens dedicados à Primeira Infância” (EAPI), que foi desenvolvida pelo laboratório.

Segundo a secretária da Educação, Marta Braz, o grupo da SEDUC segue comprometido com o desenvolvimento das ações propostas pela FGV. “Já foram realizadas inúmeras formações, mentorias e oficinas formativas com nossos gestores, que estão empenhados em alcançar os melhores resultados para garantir desenvolvimento integral das crianças, no que tange à primeira infância e a educação infantil. Estamos muito satisfeitos em ver a parceria entrar em um novo estágio de crescimento”, destacou.

A partir deste ano, o projeto estará presente em três escolas de Educação Infantil (EMEI), onde o CEIPE FGV acompanhará a Secretaria em sua implementação, tornando essas unidades referências em currículo, materiais, formação e avaliação. Com base nesse piloto, todo o material e método desenvolvido no decorrer do projeto ficarão com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da rede.

A iniciativa é pioneira no país, contemplando em 2021 quatro cidades do Brasil. Participam do projeto nesta primeira etapa, além de São Sebastião, os municípios de Itaboraí (RJ), Laranjeiras (SE) e Mossoró (RN). Em 2022, a qualificação se estende também a outras 11 cidades.

São Sebastião pela Primeira Infância

A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história. O Governo Municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos, ao desenvolver diversos projetos, ações e serviços nas redes de saúde, educação e assistência social, em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância no município.

Escrito por Janaína Castro (SEDUC | PMSS)