Prefeitura de São Sebastião promove amanhã (15) Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Prefeitura de São Sebastião realiza amanhã (15) o Seminário de Mobilização para o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), que acontecerá na Casa da Cultura, Centro, das 13h às 15h.

O encontro marca uma das etapas mais importantes para a priorização da primeira infância no município, pois dará início ao processo de elaboração ou revisão do PMPI, que visa adequar e organizar os investimentos em políticas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos, com articulação de diferentes setores da administração municipal.

O Seminário contará com a participação de autoridades locais ligadas aos poderes executivo, legislativo e judiciário, da imprensa, de operadores do Sistema de Garantia de Direito (SDG) e de lideranças comunitárias estratégicas. Estarão presentes também representantes da Avante – Educação e Mobilização Social, realizadora do projeto Primeira Infância Cidadã, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância.

Durante o encontro, será oficialmente entregue ao município o diagnóstico da situação da Primeira Infância, com dados das condições locais relacionadas à Educação, Saúde e Assistência Social, da composição e funcionamento do SDG, da caracterização socioambiental e das implicações ocorridas no período de pandemia.

O diagnóstico situacional vem sendo elaborado desde 2021 – quando o projeto foi iniciado no município -, a partir do levantamento de dados públicos, rodas de conversa com agentes municipais e informações fornecidas pelas secretarias municipais. O relatório traz também informações coletadas a partir da escuta qualificada de crianças de São Sebastião, realizada no segundo semestre de 2022, e que teve 33 participantes, com idade de 4 a 11 anos, de diferentes bairros.

PMPI
O PMPI – Plano Municipal de Primeira Infância é um instrumento que ajuda a organizar as forças municipais da gestão pública e a participação da sociedade, dos profissionais, para atender as demandas de toda a sociedade, de todos os cidadãos, no caso específico, da primeira infância, de todas as crianças do seu município, de todas as infâncias.

#PraTodosVerem: arte na cor azul claro com letras brancas tem em seu cabeçalho os dizeres “Plano Municipal pela Primeira Infância” e “Convite – Seminário de Mobilização – São Sebastião-SP”. No centro a frase “Que a proteção das crianças de 0 a 6 anos seja prioridade absoluta no município!”. Embaixo a data, 15 de fevereiro quarta, horário, das 13h às 15h, e local, Casa da Cultura (Av. Dr. Altino Arantes, 308, Centro). No rodapé “Realização”, com os logos da Primeira Infância Cidadã (PIC) e Avante – Educação e Mobilização Social, “Apoio” com os logos da Prefeitura de São Sebastião e São Sebastião pela Primeiríssima Infância, e “Parceria” com o logo da Petrobras. Fim da descrição.