Prefeitura de São Sebastião lança Coleção Memórias Caiçaras para preservar o passado histórico-cultural do município

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), realizou, na última sexta-feira (16), no Espaço Cultural Batuíra, o lançamento da Coleção Memórias Caiçaras.

A iniciativa reúne poesias e histórias de São Sebastião, contadas por sebastianenses de nascimento ou por adoção, com o intuito de preservar e promover o riquíssimo passado histórico-cultural do município.

A Coleção Memórias Caiçaras é composta por 11 obras literárias, escritas por renomados autores locais. Estiveram presentes na homenagem os autores vivos, sendo Ilza Celeste, Geral de Buta, Sebastião Salomão e Neide Palumbo.

Durante o lançamento, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, ressaltou a importância de valorizar os autores caiçaras. “Nós tomamos um grande cuidado de homenagear não apenas aqueles que fizeram história e se foram, mas aqueles que ainda estão aqui fazendo história”, afirmou o prefeito.

A secretária da Educação, Marta Braz, enfatizou a relevância de trazer e resgatar a cultura local com os estudantes. “Trazendo e resgatando essa cultura, você fomenta para que nossos alunos, nossos jovens, acreditem que é possível, que eles podem continuar vivendo em uma sociedade moderna, mas sem esquecer-se do passado”, destacou Marta Braz.

A supervisora de ensino e responsável pela produção da coleção, Erika Palumbo, ressaltou que a publicação dessa coleção teve como foco os estudantes da rede municipal.

“A ideia principal de publicar essa coleção é de que esses livros possam ir para as escolas e os nossos alunos tomarem conhecimento da nossa história e da nossa cultura. Na Secretaria da Educação temos o programa de Enriquecimento Curricular e a gente trabalha muito focado nisso, na preservação e divulgação da cultura caiçara, indígena e afro-brasileira. Por isso o lançamento dessa coleção é muito emocionante para nós”.

O diretor cultural da Fundass, Adbailson Cuba, ressaltou a dedicação do Governo Municipal com a cultura e a tradição da cidade de São Sebastião. “As políticas públicas de cultura que essa gestão vem desenvolvendo mostram mais um passo que a administração dá com o compromisso com a cultura tradicional caiçara”.

Os livros foram também distribuídos para todas as unidades escolares municipais, em uma ação que faz parte do Programa de Enriquecimento Curricular – Estudo da História e Cultura de São Sebastião nas Escolas, visando subsidiar os professores com material e capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião.

A coleção é composta pelas seguintes obras: A Lenda do Litoral Paulista; São Sebastião do Meu Tempo de Menina; Crônicas de Quarteirão; Histórias do Tempo Antigo de São Sebastião; Caiçaras de Juqueí; Uma Janela Para o Passado; Enseada – Sua História Por Sua Gente; Alma Caiçara: Poesias e Histórias de Tião Salomão; ‘Eu, o Amor, Uma Existência’; Terralão; e Rosário de Capiá.

#PraTodosVerem: sequência de quatro fotos mostra momentos do lançamento da Coleção Memórias Caiçaras no Espaço Cultural Batuíra. Fim da descrição.