Prefeitura de São Sebastião entrega kits de higiene bucal para alunos da rede municipal

Na última semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), iniciou a entrega de kits de higiene bucal, contendo escova de dentes, creme dental, fio dental e estojo de armazenagem, para os alunos da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como objetivo contribuir e potencializar as ações realizadas nas escolas por diferentes equipes de saúde bucal do município.

O lançamento do projeto ‘Aprender Sorrindo’ foi marcado pela distribuição dos kits para as crianças da Creche Maria Fernanda Moraes Mendes, da Topolândia, na última sexta-feira (8). Ao todo, a iniciativa beneficiará mais de 15 mil estudantes, da Educação Infantil (a partir do Maternal II) à Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades de ensino receberão os itens ao longo do mês de outubro.

Para o diretor de Odontologia da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Daniel Kakimoto de Capitani, a ação contribui diretamente para o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE). “São produtos de qualidade e que fortalecem o trabalho das nossas equipes nas escolas, além disso, os itens colaboram para que os estudantes mantenham os cuidados diários com a escovação em casa”, destacou Capitani.

O projeto consiste em um esforço conjunto em favor da promoção, prevenção e atenção à saúde bucal nas escolas e creches municipais, unindo Educação, Secretaria de Saúde e Fundação de Saúde Pública, que juntos promovem atividades como levantamento de escolares com necessidade de cuidados em saúde, escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor, além de palestras e outras ações para a manutenção de uma boa qualidade de vida dos estudantes.

A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou que o compromisso com a educação passa também pela participação no processo de promoção da saúde. “Esse trabalho de união entre os setores é gratificante, pois representa o empenho e respeito das equipes com a saúde das nossas crianças, que quando bem cuidadas se concentram em suas tarefas e aprendem com maior facilidade”, concluiu a gestora.