Aplicação de simulado para a prova Saeb prepara 2.500 alunos da rede municipal de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), aplicou, nesta quarta-feira (6), um simulado preparatório para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, com testes de Língua Portuguesa e Matemática para cerca de 2.500 estudantes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

Com provas elaboradas e reproduzidas pela equipe técnica da SEDUC, em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a atividade levou em conta a mesma dinâmica aplicada pela avaliação nacional como tempo de realização, número de questões, preenchimento do cartão de respostas, entre outras organizações, como o objetivo de possibilitar o aumento da segurança e a autoconfiança dos alunos.

Neste ano, a previsão é que a aplicação do Saeb aconteça no período de 8 de novembro a 10 de dezembro em todas as unidades escolares do país, sendo censitária para as turmas do 5º e 9º ano e amostral para educandos do 2º ano do Ensino Fundamental, este último, também nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, haverá aplicação por amostragem de testes de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os estudantes do 9º ano.

A novidade de 2021 é a avaliação da Educação Infantil, que será realizada de forma amostral, por meio de questionários aplicados à secretaria da Educação, diretores e professores dessa etapa. A avaliação ajudará a identificar habilidades e conhecimentos dos alunos e possíveis lacunas de aprendizagem.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Prefeitura realizará um segundo simulado no próximo dia 5 de novembro.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica, desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Saeb tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.