1. TEMA
LUGAR DE ALUNO É NA ESCOLA
2. JUSTIFICATIVA
A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes aspectos pedagógicos como formas de avaliação, desempenho cognitivo e reprovação. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso agir em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno com quantidade excessiva de ausências, e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima. Além disso, em parceria com as famílias e Conselho Tutelar, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode inclusive responder “processos por abandono intelectual” quando seus filhos evadem dos bancos escolares.
3. OBJETIVO GERAL
Conscientizar os professores, famílias e estudantes sobre a importância da assiduidade, enfatizando o comprometimento do aluno com sua aprendizagem e acompanhar a frequência dos alunos como ação preventiva, orientando sobre a importância da assiduidade e possibilitando a compensação das faltas em período contrário ao das aulas.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reduzir o índice de evasão escolar;
• Aumentar a assiduidade dos alunos as aulas e demais eventos escolares.
4. ESTRATÉGIAS
• Levantamento semanal do número de alunos;
• Contato e visita familiar para verificar os motivos das ausências;
• Compensação de ausências por meio de trabalhos, atividades escolares em contra turno e outros.
• Levantamento semestral do fluxo escolar.
• Relatório sobre a situação solicitando apoio junto ao Conselho Tutelar.
5. PARCERIAS
• Conselho Tutelar;
• PSF.
6. PÚBLICO ALVO
Todos os alunos da Rede Municipal de São Sebastião.
7. RECURSOS UTILIZADOS
Recursos humanos e materiais necessários para a execução do Projeto.
8. RECURSOS HUMANOS
Equipe Pedagógica da Escola;
Equipe Administrativa da Escola;
Conselho Tutelar.
9. RECURSOS MATERIAIS
Planilhas de monitoramento.
10. AVALIAÇÃO
O combate à evasão escolar deve ser um compromisso não só dos educadores, mas de toda a sociedade, criando oportunidades capazes de minimizar as dificuldades enfrentadas pelo alunado e suas famílias quanto ao acesso, permanência e seguimento nos estudos nos anos seguintes. A avaliação será realizada a partir do alcance ou não dos objetivos deste projeto, sob o olhar da equipe técnica, docentes, alunos e familiares, no uso do discurso verbal bem como de dados quantitativos sobre frequência e permanência do aluno na escola, de modo interdisciplinar, baseada na gestão democrática onde haverá a participação de todos que fazem parte do contexto escolar.
#aluno #estudantes #conhecimento #educa #capacitacao #educacao #escola #capacita