Prefeitura de São Sebastião inicia ações do Programa Crescer Saudável para controle da obesidade infantil nas escolas municipais

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Saúde (SESAU), iniciou, nesta quinta-feira (21), data em que se comemora o Dia Nacional da Alimentação na Escola, as ações do Programa Crescer Saudável que visa avaliar o estado nutricional e o consumo alimentar de estudantes matriculados na rede municipal.

Com articulação do Programa Saúde da Escola (PSE), a iniciativa será realizada em 12 unidades de ensino, entre Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), participantes do PSE, atendendo mais de 2.500 crianças menores de 10 anos, com vistas à promoção da saúde, prevenção e atenção à obesidade infantil, mediante esforço de ambas as secretarias.

A primeira atividade foi realizada na Escola Municipal EM Prof.ª Joana Alves dos Reis, do bairro Canto do Mar, onde cerca de 450 alunos passaram por uma avaliação antropométrica, com aferição das medidas de peso e altura, e de caracterização do consumo alimentar através de questionário, além de participarem de uma vivência educativa sobre alimentação saudável.

O programa prevê que todas as crianças com diagnóstico de desnutrição e obesidade, verificados durante a avaliação nutricional e de acordo com os parâmetros de classificação de peso e estatura, sejam encaminhadas pelas escolas, assim como suas famílias, para atendimento em Unidades de Saúde da Família (USFs). O cronograma de atividades com as primeiras etapas da iniciativa segue até o próximo dia 24 de novembro.