No Dia Mundial da Educação prefeitura intensifica convivência “Diga Sim Para a Paz” nas escolas da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promove desde o início desta semana a convivência “Diga Sim Para a Paz” nas escolas da rede municipal de ensino.

O objetivo é valorizar a construção da cultura da paz com atividades que envolvam toda a comunidade escolar. Na modalidade de gincana, as atividades serão realizadas até o dia 29 de abril.

Vale ressaltar que a equipe gestora trabalha com o intuito de diagnosticar os focos e as causas de violência, além de criar espaços para discussão e reflexão sobre o tema e garantir que a instituição seja um local onde todos desejam estar.

Os professores participam com a proposta de implementar estratégias pedagógicas para o trabalho com valores e a resolução de conflitos por meio do diálogo.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, as atividades visam à melhoria das relações entre todas as pessoas que participam do ambiente escolar.

“Todas as ações desenvolvidas estão associadas ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos trabalhos com as competências socioemocionais. Neste contexto, deixamos claro que o foco é a realização das atividades e a busca por mudanças no comportamento a partir das vivências empregadas”, ressaltou a gestora.

Confira as atividades realizadas

• Roda de conversa, momento em que os alunos terão a oportunidade de manifestar o que mais gostam e o que mais os incomoda na escola;
  • Elaboração e distribuição pela escola de mensagens de paz;
  • Caça ao tesouro – atividade em que o trabalho em equipe é valorizado e desenvolvido;
  • Práticas de esportes adaptados como vôlei sentado e futebol de dupla;
  • Apresentação de esquete vinculada ao tema (paz na escola);
  • Apresentação de batalha de rima vinculada ao tema;
  • Apresentação de músicas, autorais ou não, sobre o tema;
  • Apresentação de expressão corporal / dança vinculada ao tema;
  • Corrida de três pernas;
  • Dança das cadeiras;
  • Passar bola;
  • Corrida do saco;
  • Pegar bolinhas com a colher;
  • Show de talentos;
  • Adivinhas;
  • Mímicas;
  • Soletrando;
  • Lago de bolinhas;
  • Amigo anjo;
  • Jogos colaborativos;
  • Correio elegante/amigo;
  • Termômetro da gentileza;
  • Mural motivacional;
  • Oficinas de jogos;
  • Brincadeiras antigas;
  • Produção de jornal com notícias positivas;
  • Vídeos curtos para roda de conversa;
  • Valorização da diminuição dos registros de ocorrências;

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos da rede municipal de ensino em atividades de convivências temáticas de “Diga Sim Para a Paz”. Fim da descrição.