1. TEMA
A escola poderá eleger um tema sobre o meio ambiente.
2. JUSTIFICATIVA
A vida moderna trouxe como consequência para o ser humano uma constante destruição do meio ambiente. Nas últimas décadas a degradação ambiental traz uma grande preocupação com as questões ambientais. Nesse contexto surge a educação ambiental questionando conceitos, trabalhando formação de valores e despertando o respeito pela natureza.
Desta forma é inevitável que a educação de forma interdisciplinar aborde o tema meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável para tentar pelo menos amenizar tal destruição. Daí a necessidade de conscientizar nossos alunos sobre a importância de preservarmos os recursos naturais existentes em nosso planeta.
A proposta deste projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um de nós é responsável pela conservação do nosso planeta e através de simples atos podemos garantir um mundo melhor, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança de postura do ser humano em relação ao meio ambiente.
O referido Projeto objetiva ainda realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo assim para que possamos viver em um mundo mais saudável e com melhor qualidade de vida.
3. OBJETIVO GERAL
Desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, onde a natureza possa ser compreendida como um todo, e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
• Participar da construção de um futuro sustentável para nossa comunidade, nosso município, nossa região, para o Brasil e o Planeta;
• Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles se relacionam com o mundo;
• Descobrir e incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais;
• Discutir as mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: ÁGUA, AR, TERRA E FOGO.
• Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
• Conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais;
• Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.
• Sensibilizar a Comunidade onde estamos inseridos para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental.
• Conhecer e valorizar as áreas de mangue e a biodiversidade existentes em nosso município.
• Promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para a transformação dos sistemas que os sustentam, assim como para a transformação de nossas próprias práticas.
4. CONTEÚDOS
• Consequências ambientais do desmatamento indiscriminado; importância da reciclagem do papel;
• A saúde individual, coletiva e ambiental.
• Poluição do ar e do solo: fontes e efeitos sobre a saúde;
• O uso consciente da água;
• Caracterização e prevenção de doenças transmitidas por água contaminada;
• A coleta e os destinos do lixo: coleta seletiva, lixões, aterros, incineração, reciclagem e reaproveitamento de materiais;
• O consumo consciente e a importância dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar);
• Recuperação de ambientes degradados;
• Saúde individual e coletiva – a responsabilidade de cada um;
• Impactos ambientais na produção de eletricidade e sustentabilidade;
• Preservação e conservação dos ambientes;
• Preservação dos recursos naturais;
• Ecossistemas ameaçados;
• Animais domésticos, silvestres e animais em extinção.
5. METAS
• Trabalhar a dimensão da Educação Ambiental para sociedades sustentáveis.
• Trabalhar este Projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.
• Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental.
• Estimular posturas individuais e coletivas, bem como políticas institucionais que revisem permanentemente a coerência entre o que se diz e o que se faz e os valores de nossas culturas, tradições e história.
• Valorizar o meio ambiente.
• Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
• Reconhecer-se como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
6. ESTRATÉGIAS
Sugestões de atividades:
• Roda de conversa; pesquisas: jornais, revistas e internet; Jogos e brincadeiras; Músicas, danças e dramatizações; Confecção de objetos usando sucata; Confecção de cartazes;
• Palestras sobre o tema;
• Músicas;
• Poesia;
• Criar ações para arborização e recuperação da área da escola.
• Implantar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
• Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
• Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente;
• Assistir documentários;
• Trabalho de campo;
• Reciclagem de papel (utilização da máquina de reciclagem de papel da própria escola);
• Coleta de óleo de cozinha para troca por materiais de limpeza com empresa de reciclagem;
• Criação de uma horta, conforme a realidade de cada escola. Caso a escola não tenha espaço adequado, sugere-se a horta suspensa.
7. PARCERIAS
Polícia Militar Ambiental, Viveiro Municipal, Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião (www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br), ECOPAV, Secretaria do Meio Ambiente, Angá, Dersa, Porto de São Sebastião, ONG Cidades em Transição, SEADRE, Petrobras, Projeto BIOTA/FAPESP– Araçá, Projeto Escola do Mangue. Atividades: Exposição itinerante, teatro, palestras, trilhas, vídeos, etc.
8. DESENVOLVIMENTO
O projeto deverá ser trabalhado durante todo o ano letivo, porém a equipe escolar selecionará os assuntos de maior relevância para serem abordados na SEMANA DO MEIO AMBIENTE (de 4 a 8 de junho).
9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão, celular.
10. AVALIAÇÃO
Entendemos a avaliação como processo contínuo, que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto, até o dia em que seus efeitos e resultados possam ser ligados ou atribuídos ao resultado final esperado com a realização deste. Sendo assim, vão se articular as avaliações para a construção da aprendizagem significativa.
O projeto será avaliado também pela participação dos alunos nas atividades realizadas, através do desempenho individual e coletivo.
11. BIBLIOGRAFIA
https://sites.google.com/site/profeseilaedinfantil/home
tags: meio ambiente,preservação,sustentabilidade,recursos naturais